Workshop das Câmaras de Engenharia Civil contou com representante de Sergipe

Aconteceu em Foz do Iguaçu (PR) o workshop da
Coordenação das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC), realizado nos dias 5 e 6, com a participação dos coordenadores das 27 Câmaras dos CREAs regionais. Representando o Estado de Sergipe, marcou presença no evento o eng. civil Abraão Vieira dos Santos.

O presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, defendeu um posicionamento firme de todos os CREAs e do Confea em relação à Resolução nº 51 publicada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). “Não podemos perder direitos e atribuições previstas em Lei por conta de resoluções de outros conselhos. Precisamos proteger principalmente a engenharia civil e a agronomia, que foram as mais afetadas pela Resolução”, destacou.

O Conselheiro Federal do CREA-PR e presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Civis (Abenc), Francisco Ladaga, também falou sobre a Resolução 51. Segundo ele, a Abenc vai lutar para resguardar o interesse da engenharia e dos profissionais. “A engenharia civil está em risco e a Abenc não vai medir esforços para defender os profissionais que representa”, destacou.

A reunião foi conduzida pelo coordenador nacional da CCEEC, engenheiro civil Luiz Capraro, e teve como tema principal “Marco Legal: competência profissional para o desenvolvimento nacional”. Na programação, foi realizada uma palestra ministrada pelo superintendente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Celso Ritter, e uma visita técnica com a presença dos 27 integrantes à Itaipu Binacional. Ainda na pauta, foi discutida a criação do Colégio de Coordenadores Nacional da CCEEC, que tem a proposta de registrar o histórico do trabalho desenvolvido pelas Câmaras; a discussão dos procedimentos da engenharia civil em relação ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP) e o consequente posicionamento das Câmaras Estaduais e o debate da Resolução 002/2013, que substitui a Resolução 1010.

Leia na íntegra o documento que registrou as decisões dos coordenadores de Câmaras neste workshop:
Carta de Foz do Iguaçu.

Com informações do Crea-PR