Voluntários recolhem lixo em mangue

 

Dezenas de voluntários reservaram um tempinho para cuidar do meio ambiente e participaram na última sexta-feira, 28, do projeto “Jogando Limpo com o Mangue”. A iniciativa foi organizada por um shopping da capital, em parceria com o Grupo JCPM, a Policia Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e vários outros órgãos. O objetivo do grupo foi conscientizar a população sergipana sobre a importância de preservar o manguezal da nossa capital, não poluindo as áreas com o despejo de dejetos na área. Para auxiliar as equipes de terra no serviço de limpeza, que percorreu cerca de 1000 metros, um barco realizou também a coleta de dejetos dentro do rio.

A estudante Fabiana Santos, 18, participou desta que é a primeira das várias iniciativas que serão realizadas pelo projeto na capital, e aprovou a ideia. “Gostei porque chegando aqui e tendo esse contato puder perceber como estão sujos os nossos mangues e o nosso rio. Só numa limpeza rápida conseguimos retirar vários quilos de lixo de dentro do mangue e isso é o mínimo, imagine quanta sujeira ainda tem lá dentro. Adorei a iniciativa e sempre que forem realizadas ações eu farei questão de estar presente”, garante. Engajada com Projetos Ambientais, a universitária Laís Dias elogiou o projeto. “É importante que grandes empresas tomem atitudes como essas, pois tem estrutura para ajudar de verdade. Estou muito feliz de poder participar”.

Satisfeito com o resultado o primeiro projeto do ‘Jogando limpo com o Manguezal’, o coordenador de desenvolvimento sócio ambiental do grupo, Fabiano Memery, agradeceu a participação dos voluntários e salientou a importância do projeto. “O nosso maior objetivo é conscientizar a população de Aracaju sobre a importância do Ecossistema manguezal e os benefícios que ele traz para muitas famílias que ainda hoje vivem dele. Além disso, é a preservação ambiental que vai interferir na nossa qualidade de vida, pois a Poluição do mangue interfere na nossa rotina. Ver tantos voluntários nos encheu de alegria, pois mostra que o aracajuano está mais consciente do seu papel social”, comemora.

Todo lixo recolhido, entre ele peças inteiras como sofás e carrinhos de compras, foram pesados e separados de acordo com o tipo. “Fizemos essa triagem para poder mandar aquilo que der para ser reciclado para uma cooperativa, o que não pôde ser aproveitado foi enviado ao aterro sanitário para que a sua destinação final seja realizada. Esse é o primeiro evento desse tipo que realizamos, mas as ações não irão parar por aí. Vamos participar da ‘hora do planeta’ e em apoio à iniciativa apagaremos todas as luzes da nossa fachada por uma hora. Consciência ambiental é o primeiro passo para uma sociedade bem desenvolvida e com qualidade de vida”, finaliza Fabiano.

Fonte: Jornal da Cidade – Foto: Jadilson Simões


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.