Troféu Seriema: inscrições abertas até o dia 5 de agosto/2022

Sustentabilidade, educação e preservação ambiental é um tema que a cada dia ganha mais força mundialmente. Pensando nisso, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) promove, desde 2001 o Troféu Seriema –Prêmio Crea de Meio Ambiente. As inscrições podem ser feitas até dia 5 de agosto de 2022.

Já são 20 edições, reconhecendo e valorizando ações que buscam por soluções sustentáveis, acreditando que as Engenharias, a Agronomia e as Geociências são partes essenciais neste processo, influenciando e engajando os mais diversos setores da sociedade.

A ave Seriema é o símbolo da premiação desde sua primeira edição. Encontrada principalmente na região central do Brasil, se destaca pela capacidade de adaptação e sobrevivência. O conceito foi traduzido artisticamente e deu forma de traços lisos e harmoniosos à estatueta que se tornou a identidade do prêmio, o Oscar da sustentabilidade, que já reconheceu centenas projetos.

Por isso, a participação de vários segmentos da sociedade é tão importante e a premiação tem sete modalidades de inscrição: Elementos Naturais, Biodiversidade, Sociedade Sustentável, Inovação, Imprensa, Produção Acadêmica e Gestão Empresarial para os ODS.

Inscrições

Os interessados de todo o Brasil já podem inscrever seus projetos no Troféu Seriema, por meio do site www.trofeuseriema.org.br, até o dia 5 de agosto de 2022. É só acessar o site, ler o regulamento de participação, escolher uma modalidade e inscrever a iniciativa. As inscrições são gratuitas e serão efetivadas somente online.

Os concorrentes devem anexar ao formulário de inscrição os arquivos digitais contendo a apresentação do projeto, fotos, vídeos, slides e outros tipos de mídia para a complementação das informações prestadas. Cada participante pode inscrever mais de um trabalho, mas o mesmo trabalho não pode ser inscrito em mais de uma modalidade.

Todas as candidaturas válidas serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por membros de notório saber no tema socioambiental e os três finalistas de cada modalidade serão apresentados na solenidade de premiação que será realizada presencial, em Goiânia, e com transmissão nas redes sociais do Crea-GO, em novembro de 2022, quando serão revelados os grandes vencedores. Ao projeto vencedor, será destinado o Troféu Seriema. Os autores e coautores dos trabalhos premiados receberão certificados.

Podem concorrer ao Troféu trabalhos executados por profissionais, personalidades, entidades e instituições públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas ou propriedades rurais, em prol da preservação, recuperação, defesa ou conservação do meio ambiente. O Troféu Seriema tem apoio institucional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Dos Creas Regionais e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Sistema (Mútua).

Descrição de cada modalidade

• Elementos Naturais – abrange iniciativas com foco na conservação, manutenção e recuperação do solo, da água e do ar;
  • Biodiversidade – iniciativas de manutenção e preservação das inter-relações e ecossistemas que envolvam flora ou fauna;
  • Sociedade Sustentável – abrange iniciativas que envolvam as relações de dependência entre a sociedade e os recursos naturais, educação e conscientização ambiental, ou mesmo projetos de restauração e conservação de patrimônio histórico cultural e urbanístico;
  • Inovação – iniciativas que apresentem ferramentas inovadoras que contribuam efetivamente na preservação dos recursos naturais e que apresentem viabilidade técnica, econômica e socioambiental;
    Imprensa – Material jornalístico, produzido por qualquer meio de comunicação que tenha contribuído ou promovido efeitos socioambientais positivos;
  • Produção Acadêmica: abrange pesquisas científicas realizadas no âmbito da academia (instituições de ensino superior), que visam a produção de conhecimento por meio de investigações práticas dos processos relacionados à sustentabilidade;
  • Gestão Empresarial para os ODS – conjunto de ações empresariais e a forma como elas se alinham aos Objetivos Globais do Desenvolvimento Sustentável, os ODS, utilizando de seus recursos financeiros, estruturais e humanos, com foco na inserção da Agenda 2030 na estratégia de negócios.