Soea Connect inaugura fase digital e inclusiva

A Soea Connect chega ao seu último dia considerada o evento mais inovador do Sistema Confea/Crea e Mútua. Por meio de uma plataforma digital, quase 13 mil pessoas puderam debater “A Pandemia: aprendizados e desafios para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências” e os rumos daqui para a frente.

Presidente do Confea, Joel Krüger

Um projeto que surgiu diante da impossibilidade de reunir participantes presencialmente, em virtude da pandemia de covid-19, a Soea Connect mostrou-se muito maior, mais inclusiva e mais democrática. No ano em que o Sistema vai realizar, pela primeira vez, as eleições via internet, a tecnologia se mostra uma ferramenta capaz de ampliar a atuação dos profissionais, seja pela oportunidade de votar ou de poder participar de um evento do porte da Soea Connect, em ambas as situações, remotamente, e com custos muito menores para os profissionais. O ano de 2021 marca um novo capítulo para o Sistema e amplia sua capilaridade.

Durante a solenidade de encerramento, nesta sexta-feira (17/9), o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, fez um balanço desses três dias transformadores para a engenharia, a agronomia e a geociências do país. “Ratifico as palavras ditas na abertura: a Soea Connect se confirma como um grande sucesso”, avaliou o presidente.

Joel ainda agradeceu a dedicação da Comissão Organizadora da Soea (ConSoea), do corpo funcional do Confea e do Regional, e finalizou informando que pretende realizar de forma presencial e híbrida a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), no ano que vem. “Esperamos todos vocês em outubro de 2022 aqui em Goiânia para mais uma Semana Oficial de troca e engrandecimento profissional”.

Presidente do Crea-GO, Lamartine Moreira

Por sua vez, o anfitrião e presidente do Crea-GO, eng. agric. e de seg. trab. Lamartine Moreira, agradeceu a oportunidade de sediar – ainda que de maneira híbrida – a Soea Connect. “Quero agradecer às equipes do Confea e Crea-GO envolvidas na operacionalização do evento que trabalharam com muita competência para superar os desafios e nos proporcionar um evento de qualidade e inovador”, disse, antes de entregar ao presidente do Confea uma placa de homenagem com os dizeres “Gratidão não é a palavra suficiente para o Crea Goiás expressar a você o sentimento por ter realizado o maior evento tecnológico do país em nosso estado”.  Lamartine adiantou aos participantes da transmissão virtual que a capital goiana já está se preparando para recepcionar a 77ª Semana Oficial. “No ano que vem nos encontraremos aqui de maneira presencial e já adianto: será mais um evento revolucionário”, frisou.

Diretor-presidente da Mútua, Francisco Almeida

O diretor-presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida, falou da satisfação em superar o desafio que era esse novo modelo de Soea. “Nessa edição aprendemos a valorizar o trabalho, que foi fundamental para ajudar a enfrentar a pandemia. Para o ano que vem vamos realizar uma Soea para o mundo”, anunciou Almeida.

Coordenador do Contecc, Jorge Luiz Bitencourt da Rocha

O pioneirismo da Soea Connect também foi reconhecido pelo coordenador do Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc). “É um marco, um divisor em que a Engenharia se fez presente com comprometimento e conseguiu vencer os obstáculos. Conseguimos uma hibridização fantástica que irá marcar nossos próximos eventos”, elogiou o eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha. Em meio a uma pandemia que tirou a vida de muitos egressos, o Contecc conseguiu uma performance expressiva, segundo o conselheiro federal. “Foram 464 trabalhos inscritos, dos quais mais de 400 foram aprovados e passam a integrar nosso repositório, que hoje conta com quase 4 mil trabalhos técnico-científicos”, registrou Bitencourt.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.