Seminário sobre obras em estrutura de concreto e de aço atrai acadêmicos

dscn3426A discussão sobre a Norma de Desempenho e as novas regras previstas NBR (Norma Brasileira aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas) atraiu dezenas de estudantes de engenharia ao Seminário promovido pela Associação de Engenharia e Consultoria Estrutural em Sergipe (ABECE-SE). Durante dois dias ( 11 e 12 de novembro), os acadêmicos tiveram a oportunidade de debater e agregar novos conhecimentos com especialistas na área.

O Seminário que trouxe como tema “Em Aracaju, qual das estruturas dscn3358atinge 50 anos de vida útil? de concreto armado ou de aço?” abordou os procedimentos que devem ser adotados desde a concepção do projeto, sua execução e pós-construção. Para o presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), Jefferson Dias de Souza Júnior ampliar e aprofundar os debates sobre as mudanças das normas é de fundamental importância, especialmente no meio acadêmico. “As normas são constituídas de aprimoramento técnico constante. Trazer essas mudanças e conhecimento pra sala de aula e aproximar a

diretor adjunto da ABECE-SE, Hilderarti de Melo
diretor adjunto da ABECE-SE, Hilderarti de Melo

realidade dos futuros profissionais é bastante salutar”, enfatiza.

O diretor adjunto da ABECE em Sergipe, Hilderarti de Melo destacou o objetivo do evento.  “Nossa preocupação é proporcionar o entendimento quanto às vantagens dos dois sistemas. É fato que os dois, quando bem executados atingem os 50 anos de vida útil, mas é necessário discutir a respeito diante da evolução das edificações em

eng. civil, Nicanor Moura Neto
eng. civil, Nicanor Moura Neto

aço no nosso Estado”, disse.

“Essa é uma importante estratégia de valorização do profissional,proporcionando que estejam capacitados para o desempenho de suas funções. E trazer este evento para dentro de uma universidade, já reforça para estes estudantes a responsabilidade que os espera no mercado de trabalho”, destacou o coordenador da Câmara de Engenharia Civil do Crea-SE e presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis de Sergipe , Nicanor Moura Neto.

 O professor do curso de engenharia civil da UNIT,

professor Igor Faro
professor Igor Faro

, foi um dos mediadores, e segundo ele a união de profissionais que são conceituados no marcado de trabalho com os estudantes proporciona uma troca de conhecimento bastante positiva para ambos.

estudante Ivan Santos
estudante Ivan Santos

O estudante do 10º período do curso de engenharia civil da UNIT, Ivan Santos Dortas, elogiou a iniciativa. “Pretendo atuar na área de concreto armado e estruturas de aço, então a participação nesse tipo de evento se torna fundamental. Muito bom que ele tenha acontecido aqui em Aracaju e na UNIT”, ressaltou.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.