Seminário conjunto Confea/CAU e investigação técnica das enchentes do Rio Madeira são destaques do CP em Rio Branco

Jorge Silveira, presidente do CREA-SE, coordena o CP, ao lado do presidente do Confea, José Tadeu, e do coordenador adjunto, Telamon Firmino, presidente do CREA-AM

Participantes da 6ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea e Mútua, sediada em Rio Branco (AC) pelo CREA-AC, foram contemplados com uma vasta programação de trabalhos, que incluiu uma apresentação do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro civil José Tadeu da Silva, a respeito do projeto de lei, de origem na Casa Civil e amplamente debatido durante o 8º Congresso Nacional de Profissionais, que propõe a mudança da representação do Plenário do Confea segundo o modelo federativo. O Confea vem atuando ativamente junto ao governo federal em defesa da proposta, discutida também pela Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Agronomia e Arquitetura. O presidente também destacou a importância da composição das condições mais adequadas de permanência e de representação dos profissionais técnicos nos plenários do Sistema.

A pauta do segundo dia da 6ª Reunião do CP, nesta quinta, 17, também destacou o relatório de investigação técnica da enchente do Rio Madeira, apresentado pelo coordenador da Comissão de Ensino, Ciência e Tecnologia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) e diretor de Ciência, Pesquisa e Tecnologia e ex-presidente do Sindicato dos Engenheiros em Rondônia (Senge-RO), o engenheiro civil e de segurança do trabalho Jorge Luiz da Silva Alves.

Durante sua palestra, os presidentes dos Creas e demais convidados para o CP puderam conhecer o estudo elaborado em três meses de pesquisas e análises e que deu origem ao relatório de 240 laudas. “A enchente chegou até a foz do Rio Amazonas, ou seja, 1.250 km foram prejudicados no processo de calha do rio. Além disso, famílias e empresas foram atingidas. A engenharia do projeto foi bem feita, porém houve problema na gestão do contrato”, alerta o especialista.

Em entrevista exclusiva para o site do Confea, o engenheiro Jorge Luiz chamou atenção das lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua para a importância de divulgar os dados apurados para a sociedade. “Se a engenharia tivesse sido executada corretamente, esse desastre não teria acontecido. E o Brasil precisa saber disso”, afirmou Jorge Luiz. Para ele, é fundamental que as autoridades governamentais sejam cobradas pela imperícia. “Hoje, Porto Velho precisa de R$ 5 bilhões para se reconstruir. No relatório, propomos algumas medidas, entre elas, que sejam isentas do pagamento da luz as famílias atingidas que consomem até 250kW/mês. Para as empresas prejudicadas, 1250 kW/mês, além da isenção do imposto de renda, durante dez anos. Esse valor não é nada para o governo, pois haverá uma compensação financeira. Na verdade, será uma troca de recursos”, explicou o especialista.

Com a enchente do Rio Madeira, em março deste ano, cerca de 30 mil pessoas foram atingidas, e 16 bairros de Porto Velho foram inundados.

Conselhos profissionais debaterão sombreamento de atribuições

Em outro momento importante da reunião, o superintendente de Integração do Sistema, engenheiro civil José Gilberto Campos, adiantou ao colegiado a organização do seminário nacional em conjunto com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) que será realizado pelo Confea nos dias 24 e 25 de julho, em Brasília. Proposto pelo CP e aprovado em sessão plenária no Confea, o evento terá o objetivo de dirimir dúvidas e conciliar conflitos de atribuições existentes entre os profissionais vinculados aos dois Conselhos, em face da multiplicidade de atribuições e das áreas de sombreamentos de atividades que envolvem o exercício das profissões. A programação e o planejamento do seminário estão sendo construídos por uma comissão conjunta dos dois conselhos. Confira a programação preliminar do seminário

A Reunião do CP tem continuidade até o meio-dia desta sexta-feira, 18, no auditório da OAB-AC, em Rio Branco.

Homenagens

A agenda de quinta-feira foi encerrada com solenidade em comemoração aos 36 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre (Crea-AC). São homenageados pelo Regional profissionais e lideranças que contribuíram para a consolidação do Conselho. Entre os agraciados, está o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva.

Colégio de Presidentes

O Colégio de Presidentes é um fórum consultivo do Sistema Confea/Crea e Mútua, composto pelo presidente do Confea, pelos presidentes dos Conselhos Regionais e pelo presidente da Mútua. Seu objetivo é buscar a unidade de ação no que se refere ao funcionamento do Sistema e à uniformização de procedimentos, visando à maximização da eficiência e da eficácia. Esse colegiado se reúne cinco vezes ao ano e a reunião de Rio Branco é a penúltima ordinária de 2014.

Uma das competências do CP é se manifestar acerca de consultas encaminhadas pelo Confea, por meio de propostas dirigidas aos Creas. Periodicamente, o colegiado se reúne para tratar de temas relacionados à área tecnológica e assuntos institucionais e políticos de abrangência do Sistema.

Fonte: Equipe de Comunicação do Confea, com informações e fotos de Adahiuton Milton Belloti


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.