Semana dos Alimentos Orgânicos acontece de 26 a 29 de maio em Sergipe

A ‘Semana dos Alimentos Orgânicos 2014’ acontece em Sergipe na próxima semana, de 26 a 29 de maio. Iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Comissão de Produção Orgânica do Estado de Sergipe – CPOrg-SE, a ação tem como tema esta ano ‘Produto Orgânico – Melhor para a vida’.

A programação acontece em diversas cidades e envolve atividades de conscientização para a importância dos orgânicos, exibição audiovisual e instalação de feiras livres com alimentos orgânicos. Além da capital, as atividades ocorrem em Lagarto, São Cristóvão, Estância e Itabaiana.

O objetivo dos eventos é oferecer informações aos consumidores quanto aos produtos – além de onde encontrá-los – e os sistemas desse tipo de produção de orgânicos, que têm como base princípios agroecológicos. A proposta é disseminar à população os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos.

Para o fiscal federal agropecuário André Barretto Pereira, coordenador da CPOrg-SE, a conscientização do consumidor é um dos fatores que ajuda a aumentar o número de produtores orgânicos, sendo a maioria constituída por agricultores familiares. Atualmente, a área de orgânicos no Brasil é de 1,5 milhão de hectares.

A iniciativa é organizada pelo Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Depros/SDC) do Mapa. Na última edição, em 2013, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer detalhes e aprender técnicas de cultivo de alimentos orgânicos por meio de seminários, dias de campo, oficinas e cursos. Também foi possível conferir o sabor de alguns desses produtos em degustações.

Apoiam o evento a Superintendência Federal de Agricultura em Sergipe (SFA-SE), Secretaria de Estado da Inclusão e do Desenvolvimento Social (Seides), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), UFS, IFS, Sebrae, Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Sergipe (Fetase), Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Associação de Engenheiros-Agrônomos de Sergipe  (AEASE) e Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE). Mais informações pelo telefone (79) 3205-4935 ou através do e-mail: andre.pereira@agricultura.gov.br.

Confira a programação completa:

DIA 26/5 – segunda-feira

Atividade 1 – Conscientização sobre produtos orgânicos
Local: Barraca de venda de orgânicos e feira livre
Município: Lagarto – SE

DIA 27/5 – terça-feira

Atividade 2 – Feira Agroecológica no Centro de Vivência da UFS
Local: Centro de Vivência da UFS
Município: São Cristóvão – SE
Horário: 14h – 17h

Atividade 3 – Exibição do filme “O Veneno está na Mesa 2”
Local: Auditório da Pós-Graduação da UFS (Antigo Auditório do Prodema)