Questões de interesse da Engenharia, Agronomia e Geociência ganham força e apoio no Congresso Nacional

A Ação Parlamentar que mobilizou mais de 350 participantes, entre políticos e profissionais da área tecnológica

“O diálogo construtivo e transformador junto aos Poderes constituídos tem sido o caminho adotado pelo Sistema Confea/Crea para esclarecer e buscar o apoio do parlamento as proposições de interesse da Engenharia; Agronomia e Geociência que tramitam no Congresso Nacional”. É o que avalia o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro agrônomo, Arício Resende Silva ao destacar que a interlocução junto aos parlamentares norteou as  reuniões realizadas durante o 9º Encontro de Líderes, ocorrida em Brasília, evento que reuniu cerca de 800 profissionais da área tecnológica nacional.

A interlocução junto aos parlamentares norteou as reuniões realizadas durante o 9º Encontro de Líderes

Ao lado do presidente do Conselho Federal de Engenharia (Confea), engenheiro civil, Joel Krüger; de presidentes dos Conselhos Regionais; representantes de entidades de classe; conselheiros e de profissionais da área, o presidente Arício Resende cumpriu uma agenda de trabalho de três dias, com destaque para a Ação Parlamentar que mobilizou mais de 350 participantes, entre políticos e profissionais da área tecnológica. “É importante esse contato, para mostrar que estamos abertos ao diálogo, sempre. Esse canal de conversação e negociação visa ampliar a discussão sobre propostas que são fundamentais para o futuro do Sistema Confea/Crea, a exemplo da PEC 108”, reforça o presidente do Crea-SE.

Pres. do Crea-SE, Arício Resende: Diálogo com o parlamento é fundamental

“Nossa preocupação é grande com a PEC 108/2019, principalmente agora que o assunto ganha atenção prioritária do governo federal. Desregulamentar as profissões irá   gerar prejuízos para a sociedade que ficará desprotegida”, alertou o presidente do Confea, Joel Krüger.

Audiência Pública

Durante a reunião do Colégio de Presidentes (CP), o engenheiro Arício Resende destacou o trabalho que já vem sendo realizado junto à bancada parlamentar de Sergipe. “Visitamos os deputados e apresentamos a Agenda Parlamentar do Sistema Confea/Crea. Nas conversas,  o compromisso de apoio a nossa causa é colocado com ênfase pelos parlamentares que sempre pontuam a importância do papel dos Conselhos Profissionais para a segurança da sociedade.”, disse.  O presidente do Crea-SE também ressaltou recente ação junto aos deputados estaduais de Sergipe. “Em parceria com o Fórum dos Conselhos Profissionais promovemos uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Sergipe, oportunidade que colocamos nosso posicionamento e preocupação em relação a PEC e esclarecemos diversos pontos em relação à proposta do governo”, frisa Arício Resende.

Na pauta do 9º Encontro de Líderes, questões referentes à engenharia como carreira de Estado, federalização, exercício ilegal da profissão, qualidade do ensino e Lei de Licitações também ecoaram em várias frentes, possibilitando uma reflexão ampla com resultados positivos e promissores.