Proposta apresentada pelo CEP do Crea-SE é aprovada no CNP

Voce-presidente do Crea-SE e coordenadora do CEP-SE, engenheira química Helenice Garcia

Os delegados do CEP-SE tiveram participação ativa nos oito Grupos de Trabalho da 11ª edição do Congresso Nacional de Profissionais (CNP) realizada em Goiânia no período de 7 a 8 deste mês. Nesses dois dias foram amplamente discutidas as 59 propostas sistematizadas pelos coordenadores dos Congressos Estaduais. Desse total, 48 foram validadas no CNP.

Conheça a íntegra das propostas

Entre as propostas deliberadas e aprovadas está uma apresentada pelo CEP do Crea-SE que trata da “Eleição direta para a diretoria da executiva da Mútua”. Pela Legislação atual, a Mútua- Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea- é administrada por uma diretoria executiva, composta de cinco membros, sendo três indicados pelo Confea (conselheiros federais) e  dois pelo Conselhos Regionais (Colégio de Presidentes). Dentro desse contexto, hoje participam apenas do processo eleitoral para a escolha dos membros da Mútua, 18 conselheiros federais e os 27 presidentes de Creas.A proposta apresentada pelo CEP-SE é que participem da votação para a escolha da diretoria da Mútua todos os profissionais do Sistema que corresponde a mais de 1 milhão.

CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO NO FACEBOOK DO CREA-SE

O 11º CNP foi marcado por importantes temas, a exemplo do Plano de energia fotovoltaica acessível, sistema de transporte ferroviário nacional e assistência técnica para concessão de crédito rural. As atividades foram divididas entre oito Grupos de Trabalho. A vice-presidente do Crea-SE e coordenadora do CEP-SE, engenheira química Helenice Garcia atuou como coordenadora do Grupo 6.

Presidente do Crea-SE, Jorge Silveira na votação de projetos do CNP

“O CNP representa um conjunto de ideias sobre os problemas reais que permeiam todos os nossos Estados e o DF. Das mais de 356 propostas dos Congressos Estaduais, foram sistematizadas 59 propostas que representam as ideias de melhoria para todo Brasil, respeitando diferentes características de cada região do país. A avaliação geral dessas propostas foi subdividida em oito grupos de trabalho, dos quais tive a enorme e desafiadora satisfação de coordenar o GT 6, grupo Laranja. Nestes grupos, estavam 63 profissionais das mais diversas modalidades e por isso a discussão foi tão rica com objetivo de se ter as melhores propostas aprovadas”, avalia Helenice Garcia.

Coordenando a Mesa Diretiva, o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger enalteceu o trabalho dos profissionais, que teve início nas inspetorias, nos CEPs. “Tivemos 48 propostas aprovadas que serão de grande valia para o futuro das nossas profissões. Nesses dias, muita inovação e tecnologia foram debatidas, pensando no futuro das nossas atividades e do nosso país. O nosso capital tecnológico esteve em debate no 11º CNP”, analisou Krüger, lembrando que os textos apresentados tiveram sólidas referências como a Estratégia Federal de Desenvolvimento (EFD), do governo federal; e a Agenda 2030, que contempla o plano de ação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Balanço

Seguindo o Regimento do Congresso, foram automaticamente rejeitadas sete propostas (8, 20, 36, 37, 47, 52 e 53), as quais foram apresentadas pela mesa diretora do CNP. Outras nove (5, 6, 7, 14, 21, 26, 48, 56, 58) seguiram para apreciação do plenário, sendo reprovadas as seguintes: 7, 14, 48 e 56.