Projeto oferece descarte adequado para lixo eletrônico

lixo-eletronico-fastshop-ciclovivoO Programa “De Volta ao Ciclo” está comemorando mais de 04 toneladas de equipamentos de informática reciclados desde que a segunda fase do projeto teve início (agosto de 2013). Além disso, a Fast Shop está trabalhando para que esses números cresçam exponencialmente nos próximos anos com a implementação de programas que incentivam funcionários e clientes a terem atitudes cada vez mais sustentáveis.

Através de uma parceria entre Fast Shop, TerraCycle e Coopermiti, a coleta se expandiu para todas as lojas do Estado de São Paulo. Dessa forma, os clientes podem se desfazer de seus resíduos de maneira fácil, gratuita e com a garantia de que os equipamentos recebam o tratamento adequado.

O programa se concentra principalmente na coleta e reciclagem de resíduos eletrônicos, garantindo destinação ambientalmente correta. São aceitos: HD´s, teclados, mouses, desktops, monitores CRT, monitores LCD, notebooks e netbooks. Todos os resíduos coletados são enviados para Coopermiti, uma cooperativa sem fins lucrativos com certificação ISO 9001, localizada na cidade de São Paulo e especializada na gestão de resíduos eletrônicos. Uma vez que o material é recebido pela Coopermiti, o mesmo será triado, descaracterizado e em seguida reciclado ou encaminhado para o processo de reparo e reuso.

De acordo com a pesquisa Recycling: “from e-waste to resources”, publicada pela ONU em 2012, a população mundial produz 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, dos quais apenas 13% são reciclados. A conta pode ser ainda mais assustadora: segundo o estudo, o lixo eletrônico cresce três vezes mais que o convencional. Para a ONU, a situação é ainda mais preocupante em economias emergentes, como o Brasil (entre esses países, o Brasil é o que mais gera e-lixo per capita) onde grande parte desse volume não tem destinação adequada. Ainda segundo a ONU, os brasileiros jogam 97 mil toneladas de computadores nos lixos a cada ano.

Com a expansão do Programa, a Fast Shop se antecipa à Política Nacional de Resíduos Sólidos e surge como uma alternativa para auxiliar seus fornecedores a se adequarem à nova regra. O projeto de lei, sancionado em 2010, prevê, entre outros pontos, o fechamento dos lixões e institui a chamada “logística reversa” que diz que uma vez descartado, produtos e embalagens passam a ser de responsabilidade dos seus respectivos fabricantes, que devem criar um sistema para coletar e reciclar esse resíduo.

A lista com os endereços das lojas Fast Shop do estado de São Paulo que participam do programa De Volta ao Ciclo pode ser consultada no site: www.fastshop.com.br

TerraCycle

A TerraCycle é uma empresa internacional especializada na coleta e reciclagem de resíduos de difícil reciclabilidade. Fundada em 2001, é a líder mundial nesse segmento. Hoje, trabalhamos em conjunto com mais de 30 marcas que são referências em 23 países, para coletar embalagens que teriam como destino aterros sanitários, lixões e incineradores. No Brasil desde 2009, atualmente a TerraCycle trabalha em parceria com empresas como: Faber- Castell, 3M, Avon, Colgate, Garnier entre outras.

Coopermiti

A Coopermiti, cooperativa sem fins lucrativos é uma central de triagem de resíduos eletroeletrônicos (lixo eletrônico, lixo tecnológico ou e-lixo) pioneira no Brasil a ser conveniada com um órgão de gestão pública para essa finalidade. Com um Sistema de Gestão da Qualidade Certificado ISO 9001:2008 e em meio aos processos de obtenção do ISO 14001:2004, a Coopermiti desenvolve e opera soluções para o desfazimento do lixo eletroeletrônico, utilizando-se desse processo para realizar um trabalho de inclusão social, inclusão digital, capacitação, educação ambiental e cultura.

Conveniada à Prefeitura do Município de São Paulo, iniciou suas atividades em março de 2010 na Central de Triagem, locada pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb). O espaço também abriga um museu com acervo de materiais eletrônicos antigos, como computadores, telefones, celulares, máquinas de escrever, etc. e uma Oficina de Arte, onde as obras são compostas por resíduos eletroeletrônicos.

Todo material recebido ou coletado após triagem é destinado, reciclado ou reutilizado, gerando renda aos cooperados e proporcionando doações.

Fonte: Logística Reversa

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE