Presidente do Crea-SE, Jorge Silveira, toma posse no Conselho Municipal do Meio Ambiente

Na solenidade de implantação do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), que aconteceu nesta segunda-feira, 19, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, o presidente do Crea-SE, eng. civil Jorge Roberto Silveira, tomou posse como conselheiro, juntamente com os demais
representantes das Secretarias Municipais, Organizações Ambientais, Instituições de Ensino Superior e Setor Empresarial. O CMMA é órgão consultivo, para assessorar a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em suas decisões estratégicas. Os conselheiros devem pensar politicamente sobre as soluções eficazes nas questões ambientais, uso dos recursos naturais do município e recuperação de áreas degradadas por danos ambientais.

Dentro de uma consciência ambiental, o prefeito João Alves Filho, declarou durante discurso que a preocupação com esta área é essencial para o mundo. “Caso não tenhamos o cuidado necessário com o meio ambiente a própria sobrevivência da humanidade, falando em casos extremos, fica ameaçada. Com limites, é perfeitamente possível uma harmonização do meio ambiente com o desenvolvimento. Essas questões não são conflitantes, claro que deve haver limites e existir órgãos especializados para a devida fiscalização”.

“Dou a devida importância às atividades ambientais. Tenho uma longa estrada de afinidades com o meio ambiente, desde a época em que fui ministro do Interior, onde a questão ambiental era incorporada em nessa pasta. Vivíamos pressões internacionais pelos interesses na Amazônia. O Brasil tem avançado nessa área”, disse o prefeito que relembrou a luta constante em favor do Rio São Francisco. Aproveitando a oportunidade, João Alves falou que, após a exposição de suas idéias a respeito da revitalização do Rio São Francisco no Crea-AL, para engenheiros de todo o país, foi apresentada uma monção, aprovada por unanimidade, tratando a questão do Velho Chico como urgente. “Sou um apaixonado por assuntos que envolvem a água e esse é assunto que me fascina pelo menos há 50 anos. Conheço todos os rios que morreram no mundo”.

De acordo com o secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo de Lima Matos, a Secretaria aos poucos mostra aos cidadãos a importância da gestão ambiental.  Para ele, o Conselho é mais um ponto do pensar coletivo da Secretaria. “O Conselho vem para completar a política através de resoluções com parâmetros técnicos de forma legal. Esse é mais um compromisso ambiental que o prefeito João Alves Filho cumpre em 2013, como foi o caso do fechamento do lixão, criação de cooperativa e a realização de concurso público para os cargos da secretaria”.

“O conselho tem um grande desafio pela frente, que é pensar ambientalmente a nossa capital. Esse órgão dará suporte para que possamos de fato, implementar a política ambiental da nossa cidade”, destacou o secretário.

Jorge Silveira, como presidente do Crea-SE, Conselho que reúne uma gama variada de profissões relacionadas ao meio ambiente, está orgulhoso por fazer parte dessa iniciativa. Serão dois anos de mandato, cumprindo o papel de orientar para otimizar o uso dos recursos naturais, sempre com a finalidade de preservar o meio ambiente. “Vamos avaliar projetos ambientais do município de Aracaju, com o foco em disciplinar e orientar as decisões. E, praticamente, todos os profissionais que analisam, desenvolvem, executam e gerenciam projetos ambientais fazem parte do nosso sistema profissional”, ponderou.

Com informações da Prefeitura de Aracaju (SE).

_______________________________________

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE