
“Fortalecer o Sistema Confea/Crea é garantir voz ativa aos profissionais e posicionamento técnico nas grandes decisões que impactam a Engenharia brasileira.”Com essa afirmação, o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, abriu, nesta segunda-feira (29),a programação do Fórum de Integração das Câmaras Especializadas de Engenharia Mecânica e Metalúrgica dos Crea’s do Nordeste, que acontece em Aracaju, na sede do Conselho. O evento reúne coordenadores regionais, conselheiros e assessores técnicos das CEEMMs para dois dias de debates sobre temas estratégicos da Engenharia nacional.
CONFIRA AQUI MAIS FOTOS DO EVENTO
Em sua fala, o presidente fez uma análise do cenário atual da Engenharia no Brasil, destacando avanços, desafios e a importância da atuação articulada entre os Conselhos Regionais e o Confea. Um dos pontos destacados foi a recente decisão do Ministério da Educação em extinguir cursos 100% à distância na área da Engenharia — medida que, segundo Dilson Luiz, representa uma conquista da articulação técnica, institucional e política conduzida pelo Confea junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE) e demais esferas do MEC.

O V Fórum e Engenharia Mecânica e Metalúrgica trouxe na pauta temas diversos que passam pela fiscalização em condomínios; acidentes aeronáuticos; inspeção veicular; inspeção náutica; laudos de comprovação estrutural para instalação de painéis fotovoltaicos; descomissionamento de plataformas marítimas, dentre outros. “Os temas discutidos neste Fórum são estratégicos para o aperfeiçoamento da nossa atuação profissional e para o fortalecimento do Sistema Confea/Crea. São ações que exigem não apenas domínio técnico, mas também diretrizes claras, alinhadas com a legislação e com as boas práticas de Engenharia. Reunir os coordenadores e representantes das CEEMMs do Nordeste é essencial para uniformizar entendimentos, compartilhar experiências e construir soluções conjuntas. É assim que fortalecemos a fiscalização, promovemos a segurança da sociedade e reafirmamos o papel técnico e institucional das nossas Câmaras”, afirma o Eng. Mec. Edilson Marinho, coordenador nacional das CEEMMs do Sistema Confea/Crea.
As discussões têm sido marcadas pela ampla participação dos presentes, com troca de experiências sobre as realidades de cada estado e propostas para uniformizar procedimentos técnicos e aprimorar a atuação das CEEMMs em todo o Nordeste. “Além de ampliar o conhecimento técnico dos participantes, o Fórum reforça o compromisso do Sistema Confea/Crea com a segurança da sociedade, a valorização profissional e a qualidade dos serviços prestados pelas engenharias”, avalia Carlos Antônio de Magalhães, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica do Crea-SE.
O evento segue até esta quarta-feira (30), com programação voltada ao fortalecimento da fiscalização e ao desenvolvimento de ações conjuntas entre os regionais.