Presidenciável Eymael apoia projeto de carreira de Estado para Engenharia, Agronomia e Arquitetura

Eymael recebe certificado de participação das mãos do conselheiro Antônio Roberto Martins, do presidente em exercício do Confea, Júlio Fialkoski, e do coordenador do CP, Jorge Roberto Silveira

Na tarde desta quinta-feira (25), o plenário do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) recebeu o presidenciável José Maria Eymael do Partido Social Democrata Cristão (PSDC). Na ocasião, o candidato à presidência da república defendeu a engenharia como vetor do desenvolvimento do País. “Gostaria de saber mais sobre esse projeto até porque defendo que cargo de gestão tem de ser para funcionário de carreira.”, disse. Eymael ainda defendeu a participação dos engenheiros nos conselhos sociais, que são formuladores de políticas públicas. “Considero essencial a participação dos engenheiros. Não se pode perder talentos, conjugadores de valores, em cargos estratégicos”.

Em sua explanação, o presidenciável enalteceu a Constituição Federal de 1988. “Temos a melhor constituição, precisamos apenas cumpri-la”. Ele também falou sobre sua atuação durante o processo constituinte. “Como deputado federal constituinte fui autor de 145 propostas aprovadas. Esta marca me conferiu, dentre os 559 Constituintes, ser um dos 15 com o maior número de propostas apresentadas, defendidas e aprovadas.”, esclareceu. Eymael, que relembrou nomes marcantes para o país e que integraram o PSDC, como os deputados Franco Montoro e Nelson Marchezan.

Sobre seu plano de governo, Eymael destacou 27 diretrizes, entre elas a criação do Ministério da Família, como já existe na Alemanha, Portugal. Entretanto, ele defende que se reduza o número de ministério de atuais 39 para no máximo 20. “Os ministros são o time do presidente, por isso defendo um elenco mais reduzido para que se possa ter um melhor desempenho”.

O presidenciável ainda listou os entraves atuais para o desenvolvimento. Entre eles, o atual sistema tributário; a infraestrutura, que precisa ser melhorada, incluído portos, estradas, além de fontes de energia, a qualidade de mão de obra na ponta e a corrupção.

Ao final do evento, José Maria Eymael recebeu o livro “Discutindo o papel da engenharia na área pública: A engenharia como carreira de Estado” do engenheiro eletricista e assessor da presidência do Confea, Edison Flávio Macedo.

Todos os candidatos que concorrem à presidência da República nas eleições gerais deste ano foram convidados para apresentar seus planos Governo nessa Sessão Plenária. Conforme recomenda a  Lei 9.504/1997, o Confea ofereceu o mesmo tempo a todos os postulantes ao Palácio do Planalto. Com o objetivo de levar aos profissionais a aproximação com todos os candidatos, o Confea criou este ano o Grupo de Trabalho (GT) – Presidenciáveis, que assumiu a estratégia de agendamento junto às coordenações de campanha. Os demais concorrentes não confirmaram suas participações. A presença de Eymael consolidou o compromisso democrático do Confea, ao receber o presidenciável durante a sessão plenária 1.413, aberta na quarta-feira, com encerramento previsto para as 18h desta sexta-feira.

Leia matéria anteriorPresidenciável José Maria Eymael apresenta programa de governo em plenária do Confea nesta 5ª feira

Fonte: Fernanda Pimentel – Equipe de Comunicação do Confea

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE