Plano de arborização é tema de palestra

 

sema4O Plano de Arborização de Aracaju, lançado no início deste mês, foi tema de palestra no Hotel Aquários aos associados do Rotary Club Nova Geração. A palestra aconteceu na tarde da última quarta-feira, 9, e teve como expositora a coordenadora de Informações Ambientais da Sema e uma das autoras do Plano de Arborização, Carla Zoaid. A autora que é formada em engenharia florestal pontuou questões relativas à poda inadequada, cultura desnecessária de supressão de árvores e plantio de espécies inadequadas à região.

“Foram discutidos os pontos críticos da arborização da cidade. Alguns deles se referem ao alto índice de supressão que recebemos diariamente na Sema, devido a inadequação de algumas espécies plantadas em calçadas estreitas, embaixo de fiação e tubulação. Outro tema foi a realização de podas drásticas. Quanto a isso, estamos fazendo um trabalho de autuação e conscientização às empresas que realizam esse tipo poda”, relatou a coordenadora Carla Zoaid.

Na oportunidade, a palestrante também tratou sobre as metas inseridas no Plano de Arborização da Capital, uma delas é a realização do inventário total da arborização da cidade nos próximos três anos. “O inventário irá fornecer informações que vão auxiliar o planejamento. Com ele identificaremos o bairro ou via pública que apresenta deficiência de arborização. Iremos ter a informação do quantitativo de árvores que precisam ser suprimidas e substituídas devido a falência fisiológica ou por estarem com o aspecto fitossanitário comprometido”, acrescentou Carla.

Além do inventário, os associados do Rotary Club, organização de líderes de negócios e profissionais que prestam serviços humanitários, conheceram outras metas como: Instituição de um Núcleo de Arborização Urbana na Secretaria Municipal do Meio Ambiente; Reativação do Comitê Consultivo de Arborização Urbana do Município de Aracaju; Formação e treinamento continuado de equipe especializada em Arborização Urbana (planejamento e execução); Instituição do Plano Diretor de Arborização Urbana de Aracaju; Substituição gradativa dos indivíduos que se encontram em falência fisiológica ou com o aspecto fitossanitário comprometido; Plantar 100 mil árvores ao longo dos próximos 15 anos; Aumentar o índice de área verde do município; Apresentar anualmente o programa de arborização da cidade, contemplando as metas do ano; Georreferenciar todas as mudas que forem plantadas anualmente e produzir os croquis para o monitoramento; Reestruturação do Horto Florestal Municipal para produção de mudas para a arborização da cidade; Elaboração de um banco de dados das espécies indicadas para arborização da cidade, assim como daquelas que não são indicadas; Formação de parcerias e convênios com instituições de ensino e pesquisa para a produção de mudas para a arborização e para a realização de pesquisas sobre a arborização do município e, por fim, a ampliação e manutenção adequada da área experimental de espécies potenciais para a arborização urbana existente na área do Parque Augusto Franco (Sementeira).

Fonte: Universo Político


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.