Planejamento e atuação da Fiscalização são apresentados à equipe de Engenharia da Prefeitura de São Cristóvão

Fiscalização do Crea-SE discute e apresenta ações aos profissionais de Engenharia da Prefeitura de São Cristóvão

Acompanhado da equipe de Fiscalização, o presidente Jorge Roberto Silveira esteve nessa sexta-feira (28) participando de um bate papo com a equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura de São Cristóvão. A convite da Prefeitura, o Conselho realizou uma palestra sobre os “Desafios da fiscalização do exercício profissional” que foi ministrada pelo Coordenador de Fiscalização do Crea, Floro Araújo Júnior,  e também, pelo fiscal Wlademir Lufran Marques.

Presidente do Crea, Jorge Silveira reforçou a importância da parceria com a Prefeitura de São Cristóvão para uma efetiva fiscalização no município.

O presidente Jorge Silveira destacou a importância de firmar parcerias com as Prefeituras, no sentido de ampliar o trabalho da fiscalização de obras e serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências. Na oportunidade, parabenizou a Prefeitura de São Cristóvão pela iniciativa de abrir espaço para a troca de informações e atuação mútua entre o Conselho e o município, no combate ao exercício ilegal da profissão e em defesa da sociedade.

No evento, a equipe do Crea foi recebida pelo Secretário municipal de Infraestrutura (Seminfra), Júlio Júnior que reforçou a importância da presença da fiscalização do Conselho no município. “É fundamental essa aproximação com o  Crea, principalmente com o grande volume de obras existente na cidade. É necessário sensibilizar os nossos profissionais com relação à importância das suas atribuições, das responsabilidades e também poder cobrar de maneira mais normativa com relação às nossas obras. Vamos trabalhar para ampliar essa parceria que é primordial para a Prefeitura, os profissionais e a sociedade”, avalia Júlio.

Coord. da Fiscalização do Crea-SE, Floro Araújo Júnior

Em sua explanação, Floro Araújo apresentou as ações realizadas em 2021, quando mais de 3 mil fiscalizações  foram feitas em todo o Estado.  De forma mais específica mostrou como foi a atuação do Crea em São Cristóvão nesse mesmo período. “O trabalho no município resultou em 165 relatórios de fiscalização e 17 autos de infração”, disse.

Já o planejamento da fiscalização para este ano de 2022 prevê uma atuação ainda mais forte em São Cristóvão. “No nosso planejamento foi estimado a presença do Crea em 18 semanas distribuídas ao longo do ano.”, disse Floro.

Para ampliar e fortalecer o trabalho da fiscalização dentro do município, o Crea e a Prefeitura já começaram alinhar ações para firmar uma parceria técnica. “A base será a troca de informações consideradas essenciais para um trabalho efetivo da fiscalização. Caberá a Prefeitura, por exemplo, repassar dados de cadastro de imobiliário, notas fiscais de obras e serviços, informações de proprietários. Já o Crea poderá compartilhar e fornecer informações, de obras fiscalizadas que não apresentaram licença, alvará”, explica Floro.

Secretário da Seminfra, Júlio Júnior

O secretário da Seminfra, Júlio Júnior, ressaltou a necessidade de uma aproximação do município com o Conselho, principalmente com o grande volume de obras feitas na Cidade Mãe. “É importante sensibilizar os nossos profissionais com relação à importância das suas atribuições, das responsabilidades e também poder cobrar de maneira mais normativa com relação às nossas obras”.

Texto: Iris Valéria de Azevedo

Fotos: Ascom e Dani Santos