Petrobras descobre mais indícios de gás em águas profundas de Sergipe

A Petrobras informou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) a descoberta de mais indícios de gás natural em águas ultraprofundas da Bacia Sergipe-Alagoas, no bloco SEAL-M-426, onde a petroleira conduz o plano de avaliação de descoberta do poço Farfam.

Durante os testes de formação do poço Farfam-1 (3BRSA1178DSES), no ano passado, a petroleira confirmou a existência de óleo de boa qualidade (38º API).

O poço foi o primeiro a avaliar a capacidade de produção da acumulação localizada na área da concessão BM-SEAL-11, bloco SEAL-M-426, em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe-Alagoas.

Oferta de gás 

A divulgação dos resultados financeiros e operacionais da Petrobras do segundo trimestre de 2014, nesta semana, confirmou a tendência de crescimento da participação do gás natural nacional no mercado brasileiros. A oferta do insumo produzido no país atingiu a média de 41,2 milhões m³/dia nos primeiros seis meses do ano. Segundo o relatório, projeta-se um aumento do volume ofertado de 20% no segundo semestre de 2014, com a entrega devendo alcançar os 48 milhões m³/dia. 

O aumento na capacidade da produção, que se reflete na maior oferta de gás nacional no país, garante mais segurança energética ao Brasil e ajuda a contrapor as necessidades de importação de gás da Bolívia e de gás natural liquefeito. O GNL chega ao país por meio do terminais de regaiseficação no Porto de Pecém, no Ceará; na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro; e na Bahia de Todos os Santos; na Bahia. Já na análise apenas do segundo trimestre de 2014, houve um aumento de 5% na demanda total por gás natural, totalizando uma média de 96,0 milhões m³/dia entre abril e junho.  As usinas termelétricas foram os maiores demandantes do energético, com 41,9% milhões de m³/dia – um acréscimo de 11% de aumento em relação ao 1° trimestre deste ano. 

Fonte: Valor Econômico e Jornal da Cidade 


Assessoria de Comunicação do Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.