Parabéns aos Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho

Seguranca-do-Trabalho

No dia 27 de novembro, comemora-se o Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho, conforme instituído pela Decisão Plenária n° 1.318/2003 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). A Engenharia de Segurança do Trabalho é o ramo da engenharia responsável por prevenir riscos à saúde e à vida do trabalhador e ainda pela manutenção saudável do ambiente laboral.

A comemoração deste ano coincide com os 30 anos da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), entidade que integra o Colégio de Entidades Nacionais (Cden). Em um ano expressivo em atividades, a segurança do trabalho esteve reunida por meio do XVI Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest) e da 2ª Conferência Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho no Serviço Público (Conast), promovendo ainda diversas tratativas junto ao Ministério do Trabalho a fim de mobilizar todos os entes em torno de sua agenda. Internacionalmente, o Confea também participou de discussões junto aos representantes do campo de atuação, como em Frankfurt (Alemanha), durante o XX Congresso Mundial de Engenharia de Segurança do Trabalho.

Toda essa mobilização é fruto de um trabalho de reconhecimento dessa especialização, não só por meio do seu marco legal, mas também por meio de um trabalho de base do Conselho Federal e das entidades, como a Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest) e a Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (Sobes), por intermédio do Cden. Exemplo disso foi a aprovação, em 2012, do marco regulatório da Engenharia de Segurança, que se tornou o primeiro marco do Sistema Confea/Crea e Mútua e o primeiro do mundo em Segurança e Saúde no Trabalho.

Para o próximo ano, as metas são otimistas, como propor ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que a Engenharia de Segurança participe do Grupo Tripartite Interministerial da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST) e o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (Plansat), conforme a Carta de Brasília, assinada no XVI Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest).

Todos os 40.498 Engenheiros de Segurança do Trabalho registrados no Sistema Confea/Crea e Mútua merecem parabéns nesta data.

Fonte: Confea

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE