Papel do Crea-SE é tema de palestra para futuros profissionais em Edificações e Segurança do Trabalho

O Sistema Confea/Crea, o papel do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe e suas atribuições foram assuntos de destaque no Seminário promovido neste fim de semana pela Alfama Cursos. Os temas foram ministrados pela gerente de Registros e Cadastros, Mayra Silva Ramos e pela chefe do Núcleo de Apoio a Registro e Cadastro, Aline de Souza Correia Galvão. O evento teve como público alvo acadêmicos dos cursos de Edificações e Segurança do Trabalho que, na ocasião, tiveram a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre o funcionamento do Conselho e sua importância para os futuros profissionais da área.

Para a coordenadora pedagógica da Alfama, Alessandra Oliveira Santos o convite ao Crea-SE teve por objetivo fortalecer e estreitar a relação  entre os acadêmicos e o Conselho. “A proposta é possibilitar o contato dos alunos de Edificações com o Conselho e colaborar com a sua formação profissional, conscientizando- os quanto ao papel do profissional junto à sociedade, incentivando o exercício ético e responsável da profissão, facilitando a aproximação com a dinâmica do exercício profissional e contribuindo para que, ao se formar, o estudante tenha conhecimento sobre suas atribuições”, ressalta a coordenadora.

A gerente de Registros e Cadastros, Mayra Silva destacou que esse tipo de ação é fundamental para aproximar o Conselho com o meio acadêmico. “A iniciativa promove uma conscientização para a importância do Sistema Confea/Crea.  Ainda há estudantes e, também, profissionais que desconhecem a finalidade do Sistema.   A palestra é uma oportunidade ímpar para os alunos esclarecerem todas as dúvidas”, disse Mayra ao frisar que existe uma lei que ampara a profissão dos técnicos e engenheiros. Ela destacou ainda que no momento que o profissional estiver com o diploma, ele já sabe executar os serviços, mas só poderá fazer se tiver a carteira do Crea.

A chefe do Núcleo de Apoio a Registro e Cadastro, Aline de Souza reforçou a importância da iniciativa. “As palestras ajudam esses estudantes, que muitas vezes nem conhece o Conselho e suas atribuições. Eles serão os futuros profissionais ligados ao Sistema Confea, Crea e Mútua. É fundamental essa aproximação”, afirma ela.

O Seminário também contou com a participação do professores dos cursos de Edificações Adeoraldo Oliveira Santos e  de Segurança do Trabalho, Antônio Emídio Santos Cunha Júnior.

Texto: Iris Valéria: (Assessora de Comunicação do Crea-SE- DRT 537)