Oportunidades em Energia Solar Fotovoltaica chegam a Aracaju

energia_solar_fotovoltaica_residencialA Academia Solar, empresa de soluções, serviços de engenharia e conhecimento, realizará entre os dias 20 e 24 de março o curso de projetos de sistemas solares fotovoltaicos em Aracaju. Em Sergipe, por conta da grande incidência solar da região, a geração de energia elétrica a partir do Sol tende a ser infinita, estando a frente apenas dos estados do Acre e Amazonas. No Estado apenas 21 consumidores geram a própria energia elétrica com o uso dos painéis solares, e, no Brasil cerca de 8300 consumidores estão à frente, e geram a própria energia.

Com uma carga horária de 25 horas o curso é direcionado a engenheiros, arquitetos, profissionais da área de manutenção e instalação, entre outros interessados. O objetivo é oferecer aos participantes, ferramentas de trabalho e conceitos de dimensionamento, projetos, instalação e manutenção de sistemas de energia solar fotovoltaica. O curso acontecerá no Sebrae-SE à Av. Tancredo Neves, 5500 –  América.

Para o Engº Carlos Faria, mais conhecido como Café, instrutor da Academia Solar, “este é o melhor momento para se estruturar a força de trabalho profissional do setor de energia solar em Sergipe, que em breve, exigirá o emprego intensivo de mão de obra qualificada, e criará novas empresas e colaborativas em todo Estado. É o momento do prossumidor, que são os produtores consumidores de energia e da geração distribuída, um dos pilares na nova revolução industrial em curso”.

Sobre o mercado de energia solar fotovoltaica em Sergipe

Desde 2012, quando entrou em vigor a Resolução Normativa (RN) 482/2012 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), tem se aberto portas para a Geração Distribuída (GD) de energia no Brasil, o consumidor pode gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis, e, fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade. Por meio da revisão da RN 687/2015 ampliaram-se as opções de geração solar por meio de usinas coletivas.

Sergipe registra atualmente 21 unidades consumidoras que já possuem suas usinas solares instaladas. A capacidade solar acumulada no Estado é da ordem de 150 kW ( quilowatts) com produção de 240 mil quilowatts/hora de energia elétrica por ano, calcula Carlos Café.  Fazendo uma conta simples, se considerado que cada quilowatt hora custa R$ 0,70 centavos, no primeiro ano de uso a economia financeira gerada destes consumidores será maior que R$ 165 mil reais.

Com uma manutenção de baixo custo, mas, que precisa ser qualificada, uma usina solar deverá durar pelo menos 25 anos produzindo energia limpa, o que já justifica o investimento na tecnologia. Se tornar um prossumidor de energia (termo usado para consumidores produtores de energia) é rentável, já pelo simples fato de uma usina solar se pagar com o que economiza, o que em geral acontece num período de 4 a 8 anos.

Apesar do mercado ser muito jovem, ele se comporta de forma exponencial, em menos de 05 anos o setor deve sair de pouco mais de 8.300 telhados solares no Brasil para mais de 1 milhão de telhados solares, finaliza Carlos Café. Especialistas estimam que para atingir o potencial e a capacidade projetada pela Aneel serão necessários investimentos de 15 bilhões a 20 bilhões de reais – o que desperta e cria um novo e enorme mercado para negócios no setor.

As inscrições para o curso já estão abertas e podem ser realizadas pelo link com formas de pagamento facilitadas:Local: SEBRAE – Av. Tancredo Neves, 5500 / América.

Data: 20/03//17 a 24/03/17 (segunda a sexta)

Horários: 08h00 às 13h00

Mais informações sobre o curso, inscrições no e-mail contato@studioequinocio.com.br ou academiasolar@studioequinocio.com.br e telefones/ WhatsApp (31) 98308-9623 / (11) 38533244 / (27)3025-1200

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.