O mercado de trabalho para os engenheiros ambientais

Engenheiro ambiental07Os engenheiros ambientais estão ganhando espaço e respeito das outras engenharias. Por ser um engenharia nova, os profissionais as vezes temEngenharia ambiental02 certas dificuldades para encontrar trabalho, pois, em alguns casos, outros engenheiros, e até outros profissionais, já estão ocupando o lugar. Mas conforme os problemas ambientais se agravam, o profissional de engenharia ambiental se torna mais reconhecido. O salário médio de um engenheiro varia em torno de R$ 5.000,00, dependendo da região, mas algumas empresas preferem contratar o engenheiro ambiental como analista ou até como gestor ambiental.

Onde o engenheiro ambiental pode atuar

O profissional de Engenharia Ambiental tem um amplo campo de atuação, já que a grade curricular do curso mistura ciências exatas e ciências biológicas. Assim, os engenheiros ambientais podem desenvolver suas atividades nos setores industriais, consultorias ambientais, ONG’s, instituições públicas e privadas, atuando nas áreas de saneamento ambiental, fazendo projetos e operando sistema de abastecimento de água e tratamento engenharia_ambiental01de esgoto, além de avaliar sistemas de drenagem para evitar enchentes.

Na área de recursos hídricos, o profissional pode controlar a qualidade da água e elaborar medidas de controle para racionalizar a exploração de Engenharia ambiental04reservatórios; na área industrial, o engenheiro ambiental pode criar sistemas de prevenção e controle de poluição, além de elaborar as licenças ambientais (Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação), entre tantas outras áreas. Para os profissionais que gostam da área acadêmica, também é possível lecionar para alunos do ensino médio nas matérias de química, física, biologia e matemática e alunos de ensino técnico.

Confira algumas oportunidades de trabalho para o engenheiro ambiental:

1. Departamento de Engenharia e Construção do Exército: inscrições abertas para atender ao Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal e ao Plano de Gestão da Sustentabilidade das Olimpíadas Rio 2016. São várias vagas, inclusive, para engenheiro ambiental Junior em Brasília/DF R$ 5.500,00 (2) e Engenheiro Ambiental Junior em Resende/RJ, além de Engenheiro Ambiental Pleno em Resende/RJ R$ 7080,00 (1). Mais informações e inscrições (até 13/03/2015) no site dec-eb-mil.

2. Prefeitura de São José dos Campos/SP: inscrições abertas para diversas vagas, principalmente para analista técnico em engenharia ambiental, R$ 5.303,19 (1). Mais informações e inscrições (até 07/04/2015) no site da Vunesp.

3. Prefeitura de Jaraguá/GO: inscrições abertas para diversas vagas, principalmente para engenheiro ambiental, R$1.463,60 (1). Mais informações e inscrições (até 30/04/2015) no site da Itame.

4. Prefeitura de Canoas/RS: inscrições abertas para diversas vagas, principalmente para Analista Municipal II/Engenheiro Ambiental, R$ 7.672,50 (1). Mais informações e inscrições (até 06/04/2015) no site Fundação Lasalle.

5. Prefeitura de Britânia/GO: inscrições abertas para diversas vagas, principalmente para Gestor Ambiental, R$ 2.000,00 (1). Mais informações e inscrições (até 10/04/2015) no site Torres Advogados Associados.

6. Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA): inscrições abertas diversas vagas, principalmente para consultor de recursos hídricos (1). Local de trabalho não especificado. Mais informações e inscrições (até 31/03/2015) no site IICABR.IICA.

7. Prefeitura de Mineiros/GO: inscrições abertas para diversas vagas, principalmente para Engenheiro Ambiental, R$ 2.616,35 (1). Mais informações e inscrições (até 10/04/2015) no site Funvapi.

8. Prefeitura de Uruaçu/GO: inscrições abertas para Engenheiro Ambiental, R$ 1.650,00. Mais informações e inscrições (ate 22/03/2015) no site Ibeg.

9. Prefeitura de Itaipilândia/PR: inscrições abertas para diversas vagas, principalmente para Engenheiro Ambiental, R$ 2.402,04 (1). Mais informações e inscrições (até 13/04/2015) no site Instituto Brasil.

Fonte: http://br.blastingnews.com/sociedade-opiniao/