Mobilidade urbana é tema de seminários realizados na capital


Entre os meses de janeiro a agosto deste ano houve cinco mil acidentes de trânsito na cidade de Aracaju que resultaram em setenta e duas mortes. Os acidentes envolvem automóveis, motocicletas, bicicletas e pedestres.

Muitos deles, mesmo não deixando vítimas fatais, resultam em traumas que devem ser tratados pelo resto da vida. Os dados são da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e refletem a complexidade do sistema de mobilidade urbana da capital.

Reconhecendo este cenário, foram realizados na terça-feira, 24, seminários para discutir a mobilidade urbana em Aracaju. A primeira palestra “Transportes de massa para a região metropolitana de Aracaju-Soluções em mobilidade urbana” foi organizada pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Segundo Wellington Costa, assessor da Sedurb, muito tem sido discutido na área e a apresentação de boas ideias tem surgido, com o evento a intenção é que os resultados possam ser referência futuramente. Ele ainda cita os corredores de ônibus de São Paulo como uma solução viável. “Essa tentativa tem reduzido o tempo de deslocamento”, frisou.

Aconteceu também no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em São Cristovão, como parte das comemorações da semana do trânsito, o 1º Seminário Mobilidade Urbana e Segurança Pública. Promovido pela Secretaria de Defesa Social, através da SMTT em parceria com a UFS. Na ocasião, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, destacou a importância do seminário para que a sociedade aracajuana participe dos debates resultando em melhor desenvolvimento da mobilidade.

De acordo com o reitor Angelo Antoniolli, esta é mais uma oportunidade para a UFS de  integrar a Universidade com a comunidade, buscando soluções que possam contribuir com o seu bem-estar. Segundo ele, “a Universidade se aproximou de uma atividade iniciada pelo poder municipal, contribuindo com ele para a construção de políticas públicas ainda mais completas. Quem ganha com isso é o povo”. 

Com informações da UFS e da ASN

Pesquisa: Leonardo Barreto – Estagiário da ASCOM

_______________________________________

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação

Telma Luiza Lima – Criação e Design

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.