Mercado em alta exige boa formação de engenheiros

Mercado exige profissionais qualificados Foto: divulgação
Mercado exige profissionais qualificados
Foto: divulgação

No Brasil, uma equação complexa envolve as engenharias – campo considerado decisivo para o desenvolvimento. Sobe anualmente o número de diplomados, mas continua faltando engenheiros. “Crescimento quantitativo não acompanhou o qualitativo”, analisa  o professor Vanderli Fava de Oliveira, coordenador  e pesquisador do Observatório da Educação em Engenharia da UFJF (Universidade de Juiz de Fora). “Para atendermos as nossas necessidades, 150 mil teriam que se formar por ano, não chegamos a metade disso ainda”, ressalta Oliveira.

Dados do Inep (Instituto Nacionais de Estudos e Pesquisas) referentes a 2013 indicam 59.913 formados. No ano anterior, ficaram na casa dos 53 mil. “O número é satisfatório, mas o mercado precisa de profissionais mais qualificados”, analisa o professor da UFJF.

Evasão

Outro aspecto chama a atenção na formação de engenharia: a alta taxa de evasão. Estima-se que seja algo em torno de 50%. Desse total, mais de 80% ocorre no primeiro ano. “Falta de base matemática aos ingressantes para cursar as disciplinas dos primeiros períodos”, destaca Oliveira.

O cenário é alarmante, sobretudo pela crescimento da demanda por engenheiros, acrescenta o pesquisador. “Há uma necessidade crescente de mão de obra para melhorar a competitividade dos produtos nacionais.

Tecnologia

Para alçar desenvolvimento tecnológico, o país também vai precisar de mais e bons engenheiros. A economia brasileira é baseada na exportação de commodities, mas  para agregar valor a esses produtos vai precisar de aprimoramento tecnológico e profissional. “São responsáveis por avanços em áreas como infra-estrutura, logística, qualidade de produtos, processos de produção, entre outros”, finaliza o professor da UFJF.

http://static1.jornalmetro.com.br/wp-content/uploads/2015/02/Captura-de-Tela-2015-02-03-%C3%A0s-19.02.02.png

Fonte: Carlos Minuano – Metro

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.