Medidas anticorrupção dão o tom do encerramento da 72ª Soea

Mais de 3,5 mil profissionais da Engenharia e da Agronomia se unem na luta contra a corrupção no Brasil. “O Sistema Confea/Crea e Mútua se soma1-72soea_encerramento_delegacaofoz às iniciativas de combate à corrupção que assola o país e vem se pautando no sentido de difundir as dez medidas de combate à corrupção definidas pelo Ministério Público Federal”, afirmou o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, antes de citar um a um os passos a serem seguidos para “a construção não só de um país, mas de uma nação com toda a carga que o conceito encerra”. Assim terminou a 72ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia.

Durante o discurso, José Tadeu da Silva conclamou os presentes a assinarem o documento de apoio à campanha das dez medidas contra a corrupção. “Nosso objetivo é atingir 1,5 milhão de assinaturas em todo o país”. O apoio dos profissionais da Engenharia e da Agronomia à causa da anticorrupção também está registrado na Carta de Fortaleza, que, na solenidade de encerramento, foi apresentada pelo coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden)2-72soea_encerramento_JT Jorge Nei Brito. “Trata-se de uma iniciativa que não possui qualquer vinculação político-partidária; mas apoiamos toda ação que permita às instituições nacionais exercerem suas atividades de maneira íntegra, privilegiando os valores éticos e morais e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, usando para isso a força do nosso Sistema Confea/Crea e Mútua”. A inclusão do apoio às medidas contra corrupção e impunidade na Carta Declaratória da 72ª Soea representa uma resposta do Sistema ao país.

A Carta também menciona medidas referentes aos assuntos debatidos no evento: sustentabilidade, água, energia e inovação tecnológica. “São temas que representam questões estratégicas para qualquer ramo de atividade, seja ela pública ou privada”, afirmou.

Homenagens

5-72soea_encerramento_marwanPresente durante todo o decorrer da Semana, o presidente da Federação Mundial de Organizações de3-72soea_encerramento_jorgenei Engenharia (FMOI/WFEO), o engenheiro palestino Marwan Abdelhamid, prestou uma homenagem ao presidente do Confea. “Desde que Tadeu assumiu a Presidência, vemos as mudanças acontecendo no Conselho. Sua visão e estratégia dinâmicas são vistas pela comunidade internacional de Engenharia”, disse. Esta é a segunda vez que Abdelhamid participa da Soea.

Também no último dia do evento, o governador do Ceará, Camilo Santana, que é engenheiro agrônomo, recebeu homenagem do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Vocês não imaginam o desafio que é ser governador de um estado no semiárido nordestino. Gostaria de parabenizar o tema escolhido para essa 72ª Soea. Estamos no quarto ano consecutivo de seca, por isso precisamos inovar e apostar em tecnologias”, ponderou.

Passagem

Ao final de cada Soea, é tradição os presidentes dos Creas anfitrião e futuro anfitrião dividirem a Bandeira do evento com o presidente do Confea. Ao12_72soea_bandeira encerrar a Semana hospedada no Ceará, o presidente do Crea cearense, Victor Frota, demonstrou satisfação com todos que puderam de alguma forma, trazer cultura e conhecimento para incrementar currículos e carreiras profissionais. “Chegar ao final de um evento como esse, sabendo de todas as dificuldades que tivemos que enfrentar, considero que o evento foi belíssimo e de grande valia para o estado do Ceará e principalmente para o Sistema Confea/Crea e Mutua”, destacou.

Evidenciando o carisma paranaense, Joel Krüger, presidente do Crea-PR, deu os primeiros passos rumo à 73ª Soea ao afirmar que pretende priorizar integração, harmonia e parcerias. “A Soea é um evento único, uma oportunidade ímpar para a integração do nosso Sistema multiprofissional. É o momento onde podemos trocar ideias, experiências, cooperar e agir em parceria”, concluiu. O próximo estado anfitrião da Semana possui uma das maiores obras de9_72soea_encerramento_marcoamigo engenharia do mundo: a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.

Também presente à solenidade, o coordenador do Colégio de Presidentes, Marco Amigo, destacou a qualidade técnica dos trabalhos apresentados no Contecc e reiterou a importância do tema, que, segundo ele, precisa ser repetido em outros anos devido ao sofrimento de algumas regiões brasileiras com a escassez de água e energia. “A Soea cumpriu o seu papel e agora é hora de planejar para que a solução dos problemas se materialize”, completou.

11_72soea_encerramento_pauloguimaraesO conselheiro federal e coordenador do Contecc, José Geraldo Baracuhy, agradeceu em nome dos participantes aos organizadores da 72ª Soea pela10_72soea_encerramento_baracuhy condução excelente do evento durante os quatro dias. “A organização do evento foi muito eficiente, o evento foi conduzido com um brilhantismo que parece até que foi feito em passe de mágica”, diz Baracuhy.

arabenizou a participação dos mais de 3,5 mil participantes. “Foi efetiva a cooperação nas diversas palestras que tivemos e agradeço as visitas ao estande da Mútua”. Também desejou êxito à próxima Soea. “Que se repita o sucesso que alcançamos aqui em Fortaleza”.

Equipe de Comunicação do Confea do Creas do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Rondônia e Santa Catarina.

Revisão: Lidiane Barbosa

Fotos: João Batista Fotografias