Manual para planejamento e gerenciamento de recursos hídricos


Há 16 anos, desde a promulgação da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/97), as questões de planejamento e gerenciamento de recursos hídricos ganharam substancial projeção no cenário brasileiro. Atentos a essa demanda nacional, os engenheiros Cláudio Bielenki Júnior e Ademir Paceli Barbassa lançaram o livro ‘Geoprocessamento e recursos hídricos: aplicações práticas‘.

A publicação descreve de forma detalhada o uso do Spring (Sistema de Processamento de Informações Geográficas) para cálculo de parâmetros hidrológicos essenciais à gestão de recursos hídricos.  Instrui-se o usuário desde a instalação do software, a entrada de dados e o cálculo até a apresentação gráfica ou numérica de resultados. As aplicações propostas são entendidas  a partir de  conceituações e definições relacionadas ao geoprocessamento e à hidrologia.  Aliam-se procedimentos práticos com o conhecimento mínimo necessário para compreensão dos processos envolvidos.

“O livro na verdade é um manual prático no planejamento, gerenciamento, projeto e operação de sistemas para geração de energia elétrica, controle de enchentes, drenagem, abastecimento de água, controles de erosão e sedimentação, entre outras aplicações diretas”, explicam os autores.

Para saber mais sobre o livro, acesse: editora UFSCAR.

 Sobre os autores

  • Cláudio Bielenki Júnior é engenheiro cartógrafo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), especialista em Geoprocessamento pela Universidade Federal de São Carlos (2007) e mestre em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos (2008). Desde 2003 é especialista em Geoprocessamento da Agência Nacional de Águas em Brasília.
  • Ademir Paceli Barbassa é engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), mestre e doutor em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (1984 e 1991, respectivamente) e pós-doutorado pela Universidade do Colorado, EUA (2000). 


Fonte:
Comunicação do Confea, com informações da Imprensa – SEESP.

_______________________________________

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação

Telma Luiza Lima – Criação e Design

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.