Laudo sobre desabamento de prédio na Coroa do Meio será analisado pela Câmara de Engenharia Civil

Presidente do Crea-SE, Arício Resende:
Presidente do Crea-SE, Arício Resende:

O laudo pericial que aponta as causas do desabamento de um prédio no bairro Coroa do Meio, em 19 de julho de 2014, será encaminhado para análise da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-SE. Sendo constatada no laudo, a existência de negligência, imprudência ou imperícia, o documento será encaminhado à Comissão de Ética Profissional do Conselho que vai verificar se caberá penalidade ao profissional.

Dependendo do resultado da análise, o engenheiro responsável pela obra poderá ser penalizado com advertência verbal; escrita; suspensão temporária e cancelamento do registro profissional. É o que afirma o presidente do Crea-SE, Arício Resende ao ressaltar que durante o trâmite processual no Sistema Confea/Crea, será sempre garantido ao profissional o direito ao contraditório e à ampla defesa

O parecer técnico elaborado pela Comissão de Peritos instalada pelo Crea-SE aponta uma associação de falhas no projeto e execução da obra. No parecer consta que houve erros no dimensionamento de fundações e estrutura de concreto armado do prédio.

“ O projeto foi desenvolvido sem que tenham sido feitas sondagens no terreno; foram observadas deficiências na apresentação do projeto da estrutura, a exemplo, de estabelecimento de vigas de suporte com altura inferior a das vigas que são apoiadas, propiciando condição desfavorável de funcionamento da estrutura”, relata a Comissão de Peritos.

Irregularidades na construção causaram o desabamento
Irregularidades na construção causaram o desabamento

O laudo aponta ainda excessiva espessura de revestimentos de paredes de fachada e de lajes de piso, impondo à estrutura uma sobrecarga não prevista. E, também, acréscimo de mais um pavimento a edificação, sem que tenha sido feito um novo projeto . A má qualidade do concreto produzido e usado nos pilares do imóvel também foi considerada um erro grave na execução da obra.

O parecer técnico do Crea-SE foi anexado ao inquérito policial instaurado para apurar o caso. As investigações chegaram a mesma conclusão do parecer. Com isso, a polícia apontou três pessoas responsáveis pelo desmoronamento da obra: os donos do imóvel, Luzinaldo Tadeu do Nascimento e a mulher dele, Édna Barreto Ferreira, além do engenheiro, Antônio Carlos Barbosa de Almeida.

Entenda o caso

Na madrugada de 19 de julho do ano passado, o prédio fase de acabamento localizado na rua Poeta José Sales Campos, bairro Coroa do Meio, na zona sul de Aracaju, desabou deixando uma família de quatro pessoas entre os escombros.

O servente de pedreiro, Josivaldo da Silva, 24, a esposa dele, Vanice de Jesus, 31, a filha dela, Ane Gabriele de Jesus, 8, e o filho do casal, Ítalo Miguel, de 11 meses, passarem cerca de 34 horas soterradas. O menino acabou morrendo de parada cardiorrespiratória, momentos após o resgate.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.