Lançamento da 71ª SOEA em Teresina com o tema inovação tecnológica

 

O lançamento da 71ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) movimentou o espaço Luiz Pires do Centro de Convenções do Atlantic City, em Teresina (PI), na noite de sexta-feira, 21. O evento, maior da área tecnológica no Brasil, que deve reunir cerca de quatro mil pessoas no estado do Piauí durante ao mês de agosto, já concentra esforços do poder público teresinense e das entidades locais parceiras.

O anfitrião da Soea, o  presidente do Crea-PI, engenheiro civil Paulo Roberto de Oliveira, saudou todos os convidados. “Para nós é uma grande oportunidade para mostrar as potencialidades do Piauí para todo o Brasil e o momento de abrir os horizontes para os outros Creas para que também sediem este evento, que é o maior da área tecnológica do País”, disse Paulo Roberto.

Para o coordenador de Turismo da Prefeitura de Teresina, Eneas Barros, este evento consolida a capital no cenário de realização de grandes eventos. “Teresina é uma cidade conhecida por sediar grandes eventos, a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia vem arrematar isto e comprovar que estamos aptos para receber eventos de todas as naturezas, já que diariamente temos disponíveis mais de 16 mil lugares em auditórios distribuídos por toda a cidade. Diante disso, não poderíamos deixar de firmar uma parceria e colaborar com o que pudermos para a realização desta Soea”, destacou.

José Tadeu (Confea) e Paulo Roberto (CREA-PI)

Ao encerrar o rol de pronunciamentos de autoridades que prestigiaram o  lançamento da 71ª Soea, em Teresina, o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, destacou a importância do evento para o Piauí. “Será uma oportunidade de discutir as questões nacionais, devido ao tema – Inovação Tecnológica para Desenvolvimento Nacional –  e a visibilidade do Brasil com a Copa do Mundo e as eleições gerais. Neste ano, de eleições presidenciais o tema certamente estará na pauta de debates dos candidatos”, afirmou o  presidente do Confea.  Ele observou que todo país desenvolvido priorizou a inovação tecnológica, e que o Brasil deve considerar a engenharia como alternativa de garantir desenvolvimento e um país mais justo para todos e futuro com mais qualidade de vida para as crianças brasileiras.

Para o presidente do Confea, a Soea de 2014 acontece num momento “ímpar” para o Sistema Confea/Crea e Mútua e também para o País. “Além da Copa do Mundo, teremos as eleições majoritárias e a Soea com o tema Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento Nacional chamará a atenção para a importância da área tecnológica e da engenharia”, afirmou. Ele ainda falou das condições propícias do País para liderar, para tanto ponderou sobre os requisitos. “O Brasil tem condição de liderar o planeta, mas precisa da área tecnológica e de investimentos em pesquisa científica para alcançar esse patamar”.

Soea pelos estados

Sobre as mais de 70 Soeas já realizadas, José Tadeu destacou que nem todos os Conselhos Regionais tiveram a oportunidade de sediar o evento. “E a primeira vez do Piauí como anfitrião estimula outros presidentes a aceitarem o desafio de sediar a Semana. É perfeitamente possível fazer a Soea nas 27 capitais brasileiras”, disse Tadeu sob aplausos do público. Ele garantiu que a parceria entre Confea, Mútua e Creas contemplará os regionais, colocando para o País, a engenharia nacional, pautando as grandes questões como infraestrutura, energia e meio ambiente.

Fonte: Maria Helena de Carvalho e Fernanda Pimentel – Equipe de Comunicação do Confea com informações do Crea-PI


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.