Lançamento da 70ª Soea e do 8º CNP com selo comemorativo dos Correios

Selo e carimbo alusivos ao evento

A cerimônia de lançamento da 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia e do 8º Congresso Nacional de Profissionais, realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na noite da última quarta-feira, 17, teve início com a obliteração do selo alusivo à Soea, ao CNP e aos 80 anos que o Sistema Confea/Crea completa neste ano.

O diretor dos Correios do Rio Grande do Sul, Jair Batista Antunes, explicou que “somente fatos e acontecimentos muito importantes tornam-se motivo de carimbo, que passa a ser colado nas correspondências de uma determinada localidade levando a informação deste acontecimento para o Brasil”. Acrescentou que toda correspondência postada na Agência Central dos Correios de Porto Alegre, no período de 17 de abril a 16 de maio de 2013, terá a aposição do selo comemorativo dos 80 anos do Confea.

Luiz Alcides Capoani (Crea-RS), Jair Batista Antunes (Correios) e José Tadeu da Silva (Confea)

Na defesa da valorização dos profissionais brasileiros da área tecnológica, José Tadeu lembrou que enquanto no “Brasil os engenheiros, por exemplo, são apenas 20% nas equipes de governo, nos países desenvolvidos ocupam 80% dos cargos”, o que para ele “reflete a preocupação com o planejamento e  elaboração de bons projetos para o desenvolvimento do país”.

“Nossas profissões são de interesse social. Temos que refletir sobre a importância dessa categoria profissional”. O presidente do Confea acredita que o tema central da 70ª Soea,  “Legislação aperfeiçoada: Valorização profissional e segurança à sociedade”, vai propiciar essa reflexão. Uma providência “mais que urgente”, em sua opinião. E que a temática do 8º CNP, “Marco Legal: Competência profissional para o desenvolvimento nacional”, “evidenciará essa urgência permitindo que os profissionais e suas lideranças debatam sobre o que deve ser mudado e o que deve ser mantido, não só na Lei 5.194, de 1966, que rege as profissões reunidas pelo Sistema Confea/Crea”.

Ao se dirigir à plateia, o presidente do Crea-RS, Luiz Alcides Capoani, sacou números para mostrar a dimensão e a força do Sistema Confea/Crea: um milhão de profissionais registrados (70 mil deles no Rio Grande do Sul); 307 títulos de formação, 1.592 conselheiros regionais; 36 federais; 200 mil empresas; 600 entidades regionais e 25 nacionais; 210 instituições de ensino; dois mil inspetores; 525 inspetorias; 27 Creas e 27 caixas estaduais da Mútua, caixa de assistência.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, agradeceu a presença de “tantos engenheiros” e reforçou a importância do Crea-RS, “um grande parceiro de Porto Alegre”.

Nestor Tissot, prefeito de Gramado, por sua vez, se disse “honrado em receber dois dos eventos mais importantes da área tecnológica”. Para ele, “o Crea-RS é respeitado pela sociedade gaúcha porque atua em favor dela ao mesmo tempo em que valoriza seus registrados”. Engenheiro de formação, Tissot concorda em alterar a Lei 5.194, de 1966, “visando ao futuro do Sistema”. Tissot defende que as empresas ligadas ao Sistema invistam mais em inovação e capacitação de pessoal para continuarmos respondendo por 70% do PIB nacional. “Construir esse processo é uma obra de arte”, afirma.

Já Adão Vilaverde, deputado estadual pelo PT, destacou que “os profissionais da área tecnológica são peças vitais para o desenvolvimento da cidade e do país, e para a construção da sociedade que a gente quer”. Sobre a alteração da Lei 5.194/66, ele se soma aos que defendem a atualização. Em nome do governo estadual, o secretário de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, disse que “é preciso melhorar a infraestrutura, que hoje prejudica o escoamento da produção nacional porque não atende a demanda”.

A cerimônia contou com a participação de presidentes de Creas, conselheiros federais e regionais, além de presidentes de entidades nacionais que congregam o Sistema Confea/Crea.

Fonte: Maria Helena de Carvalho – Equipe de Comunicação do Confea

_______________________________________