Hidroponia tem despertado interesse de sergipanos

 

Com apenas dois anos atuando no mercado, empreendedores já formaram uma associação. Fernando Pereira é o típico do empreendedor brasileiro, que aproveita as oportunidades para entrar no mercado. Percebendo que a procura por produtos hidropônicos estava crescendo e que ainda é pequena a quantidade de empresas fornecedoras, transformou seu sitio em Nossa Senhora do Socorro em uma área de cultivo de produtos hidropônicos.

“Tudo começou há dois anos, quando fui montar um projeto de turismo sustentável. Como sou formado em hotelaria, queria apresentar algo inovar e ecologicamente viável, e a hidroponia foi à alternativa encontrada. Gostei do que pesquisei, e o que seria o tema principal do projeto transformou-se num negócio sustentável”, explica Fernando Pereira.

A ideia foi se espalhando, outros empreendedores ficaram interessados no cultivo, um grupo de produtores foi sendo formado e hoje são 14 pessoas que trabalham com a hidroponia. Isso motivou a criação da Brotar Sempre – Associação dos Produtores de Hidroponia e Cultivo Protegido do Estado de Sergipe. Os associados são dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana e Laranjeiras.  A Associação trabalha com uma linha de alfaces (crespo, roxo e americano), tomates (coração, cereja e uva) e pimentão. “Temos uma média de 25 mil pés de alface por mês, mas a tendência é que aumente. Também estamos iniciando o cultivo de morangos silvestres. É importante destacar que tudo é cultivado sem a utilização de agrotóxicos”, destaca Fernando. 

A produção é comercializada em bares e restaurantes de Aracaju, na feirinha que acontece todos os sábados no bairro Grajeru, em Aracaju, onde a Associação possui uma banca, além das feiras livres de Lagarto e da Colônia 13. 

Hidroponia  

É a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo). Essa técnica pode ser aplicada tanto em escala doméstica (pequenos vasos) bem como em escala comercial (grandes plantações em galpões). Para Fabio Paes, empreendedor e tesoureiro da Brotar Sempre, além da não utilização de agrotóxicos, o fato de ter o controle exato da produção é um ponto bastante positivo. “A alimentação da planta é 100% controlada, é feita a base de sais minerais como o potássio, cálcio, manganês, zinco e cobre. Sabemos quantos produtos serão comercializados por dia, semana e mês”, explica Fabio.

Já Fernando acredita que a Hidroponia oferece beleza com qualidade. “São várias as vantagens, além de ser uma forma de cultivo mais limpa e organizada, não existe a necessidade de rotação de culturas, não precisa mudar o plantio de local, durante todo o ano existe produção e não necessita limpar o solo. O serviço é leve e alegre”, diz Fernando. O próximo desafio do grupo é conseguir cultivar por meio da hidroponia couve flor, brócolis e pimentas.

Fonte: FaxAju


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.