Governo do Estado fecha seis escritórios da Emdagro

Trabalhador-RuralApesar de o Governo do Estado ter garantido que a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro), não faria parte da Reforma Administrativa aprovada

Servidores são surpreendidos  com fechamento de unidades
Servidores são surpreendidos com fechamento de unidades

na Assembleia Legislativa de Sergipe, seis escritórios já tiveram as portas fechadas. A decisão pegou de surpresa os servidores e os agricultores dos municípios de Laranjeiras, São Cristóvão, Capela, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru e Colônia Treze.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extração Rural do Estado de Sergipe (Sinter/SE), José Néviton Santos Melo, a decisão é política. “O Governo alega contenção de despesas, mas sabemos que a decisão é política porque quem paga água, luz, telefone nesses escritórios são os prefeitos. O Governo anunciou em verso e prosa que a Emdagro não faria parte da Reforma Administrativa e agora fomos pegos de surpresa. O fechamento dos escritórios não foi comunicado aos servidores nem ao sindicato e quem vai perder mais com a medida, são os agricultores”, lamenta .

De acordo com o chefe do escritório da Emdagro em Capela, João Bosco Lima, o escritório em Capela está completando 50 anos de existência. “A população de Capela precisa dessa instituição. São 43 comunidades agrícolas no município e cerca de 70% dos fornecedores de cana de açúcar são pequenos agricultores, com área abaixo de 10 hectares. Além disso, Capela se destaca como o terceiro maior PIB agrícola de Sergipe”, destaca João Bosco.

Reunião entre integrantes do Sinter/SE e o vice-governador Belivaldo Chagas (Foto: Divulgação)

Diálogo

Semana passada, o vice-governador Belivaldo Chagas recebeu a diretoria do Sinter/SE e garantiu que se reunirá nos próximos dias com o diretor-presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho e o secretário Estadual da Agricultura, Esmeraldo Leal com a finalidade de reabrir o diálogo em torno do fechamento dos escritórios da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe.
Na assessoria de Comunicação da Emdagro, a informação é de que a decisão é provisória e que não haverá perdas para os trabalhadores e para os agricultores.

“A Empresa vem fazendo estudos para otimizar os serviços de assistência técnica e para se ter uma ideia, o escritório de Santa Luzia do Itanhy fica muito próximo do escritório de Estância, cuja demanda é muito maior, assim como o escritório da Colônia Treze, que está localizado a apenas 13 quilômetros de Lagarto. Os servidores estão sendo transferidos para os escritórios maiores e os serviços continuarão sendo desenvolvidos normalmente. O fechamento desses escritórios não faz parte da Reforma Administrativa. Não haverá qualquer prejuízo e a medida é provisória, ou seja, poderá ser revista a qualquer momento”, enfatiza Carlos Mariz, da ascom Emdagro.

Por Aldaci de Souza/Infonet