Fiscalização a trios elétricos garante segurança à população

 

Na manhã desta sexta-feira, 24, o presidente do CREA-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira, e a equipe da fiscalização fizeram a última visita aos camarotes e trios elétricos antes do início do Pré-Caju 2014. O trabalho contínuo vem sendo realizado desde o registro das ART’s (Anotações de Responsabilidade Técnica), documento que define os responsáveis técnicos pelos serviços de Engenharia. O objetivo é garantir que não houve alteração entre as especificidades de cada serviço declaradas na documentação e o que, de fato, há nos camarotes até o momento. São verificados, principalmente, se foram instalados equipamentos elétricos e eletrônicos não informados.

Os fiscais, Ananias Menezes Nascimento e Augusto Cézar Neves Viana, visitaram todos os camarotes e não encontraram irregularidades que possam comprometer a segurança do evento. A gerente da fiscalização, Liliana Pereira, esclarece que “os relatórios serão arquivados com as devidas ART’s anexadas, comprovando a regularidade do empreendimento”.

Para Jorge Silveira, esta etapa é primordial, assim como a fiscalização após a festa. “Acidentes podem ocorrer também no momento da desmontagem das estruturas, e é essencial a presença de profissionais qualificados para acompanhar”, explica.

Cartilha

O CREA-SE informa ainda sobre a importância da fiscalização aos trios elétricos e a exigência de ART. O presidente orienta que “precisa ser feita a ART para cada evento do qual o veículo participa, pois nas viagens e deslocamentos podem ocorrer problemas e a documentação de outro estado ou de outro município não é suficiente”.

Para orientar o trabalho de organizadores de eventos, de contratantes de serviços de trios elétricos e de proprietários desses veículos, o CREA-SE realizará em fevereiro, no próximo dia 19, o lançamento da proposta da cartilha sobre trios elétricos, produzida pela Câmara Especializada de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Química, sob coordenação do conselheiro e engenheiro mecânico Marcos Pedro Ferreira.

“Essa cartilha é para pessoas que trabalham com eventos e que contratam trios saibam como devem proceder, o que pode ser utilizado e as recomendações quanto ao que deve ser levado em conta no momento da contratação do responsável técnico, além das orientações para este profissional sobre todos os itens que devem ser avaliados para a produção da ART e para a segurança de uso do veículo ”, finaliza  Silveira.

 


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design 

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.