Entenda o que informa o Boletim Sergipe Econômico em 2014

construcao-civilAnálise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), indicou que, no sétimo mês desse ano, Sergipe apresentou um saldo (total de admissões menos total de desligamentos) negativo de empregos formais de 204 vagas.

Este total foi impulsionado, principalmente, pela queda no nível de emprego no Comércio e na Construção Civil no mês analisado. Ainda na análise mensal, o setor que mais empregou foi o setor de serviços, criando 298 novas vagas. A Indústria de Transformação também apresentou saldo positivo de 65 novos empregos formais, no último mês de julho.

Nos primeiros sete meses de 2014, Sergipe acumula um saldo positivo de empregos formais, tendo gerado 1.402 novos postos de trabalho para os sergipanos. Neste período, os setores que apresentaram maiores saldos de empregos foram o Setor de Serviços (+3.671 empregos) e a Construção Civil (1.680 novas vagas).

No setor de serviços destacam-se os subsetores: comércio e administração de imóveis, valores mobiliários, serviço técnico (+1.067 postos de trabalho); ensino (+921 vagas); e os serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção, redação (+736 empregos).

Entre os municípios sergipanos com mais de 30 mil habitantes, destacam-se na criação de empregos as cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana, que criaram 4.559, 1.138 e 398 novos postos de trabalho, respectivamente, entre janeiro e julho desse ano.

Fonte: Unicom/Fies

Assessoria de Comunicação do Crea-SE