Engenheiros defendem ampliação de Câmaras Especializadas em Segurança do Trabalho

DSCN2100 Durante três dias representantes de 24 Creas do País participaram em Aracaju da 3ªDSCN2135 reunião ordinária da Coordenadoria Nacional das Câmaras de Engenharia de Segurança do Trabalho do Sistema Confea/Crea. A importância dessa área profissional e a necessidade de ampliar à sua atuação dentro do Sistema  foram temas que renderam extensas discussões entre os participantes.

O evento trouxe uma extensa pauta de assuntos considerados polêmicos e DSCN1817fundamentais para o fortalecimento da engenharia de segurança.  O incentivo à criação de novas Câmaras Especializadas nos Creas, a elaboração e a implantação de um Manual de Fiscalização de Engenharia de Segurança DSCN2118do Trabalho unificado (com treinamento dos agentes fiscais) levantaram diversos questionamentos e propostas.

Também foram destacados durante a reunião à viabilização de cursos a distância de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho; o acompanhamento do Projeto DSCN2151de Lei sobre segurança;  prevenção e proteção contra incêndio e pânico em andamento no Congresso Nacional e a definição das atribuições e atividades dos Técnicos e Tecnólogos para o preenchimento de ARTs.

DSCN2122De acordo com o Coordenador Nacional das CEESTs, Eng. Nelson Burille, do Crea-RS,  a Engenharia de Segurança do Trabalho é a única especialização, á nível de pós – graduação regulamentada através da lei no 7.410, de 27 de novembro de 1985 que dispôs sobre a especialização de engenheiros e arquitetos em engenharia de segurança do trabalho. “Com a promulgação desta lei os legisladores visando amparar os trabalhadores, fizeram a sua parte, no sentido de contribuir concretamente na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho”, afirma ele.

DSCN2154Nelson Burille também defendeu a busca pela padronização nacional dos procedimentosDSCN2097 de fiscalização na área, com a uniformização das demandas. “É preciso urgentemente regulamentar o ensino a distância, pois, apesar da falta de regulamentação, as reivindicações nesse sentido não param de chegar”, enfatiza ele.

Outro ponto destacado no encontro e defendido pelos participantes é a ampliação do número de Câmaras Especializadas em Engenharia de Segurança do Trabalho. “Os Creas precisam criar suas câmaras neste setor. É de fundamental importância para o fortalecimento da área, pois se trata de uma modalidade que agrega todas as Engenharias, além de ser a única que tem as atribuições dos pós-graduados na especialização reconhecidas por lei”, reforça Burille.

DSCN2108O evento teve como anfitrião, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro agrônomo Arício Resende que destacou a importância do encontro para a discussão de temas de interesse da engenharia e da sociedade e, principalmente para a troca de conhecimentos e experiências entre os Creas de todo o País.

A 3ª reunião ordinária da Coordenadoria Nacional das Câmaras de Engenharia de Segurança do Trabalho do Sistema Confea/Crea foi aberta na quarta-feira da semana passada (15/7) com a presença da vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea, Ana Constantina Sarmento. As atividades foram encerradas sexta-feira (17/7) com a elaboração de um documento contendo propostas para o crescimento e fortalecimento da Engenharia de Segurança do Trabalho no País. As propostas serão encaminhadas ao Confea.