Engenheiro agrônomo e técnicos agropecuários dão novo impulso a ações do Plano Brasil Sem Miséria em Sergipe

Inclusão produtiva: produção de mel  Foto: Codevasf
Inclusão produtiva: produção de mel
Foto: Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) contratou uma equipe de apoio técnico formada por engenheiro agrônomo e técnicos agropecuários para a execução de atividades do Plano Brasil Sem Miséria em Sergipe. O contrato  terá duração de oito meses.

Na última quarta-feira (04/02) foi assinada a  ordem de serviço para o início de ações de inclusão produtiva na área de atuação da Codevasf no Estado. O serviço foi contratado pelo valor de R$ 358,8 mil. A empresa contratada vai auxiliar a Codevasf na estruturação de atividades produtivas do programa Desenvolvimento Regional Territorial Sustentável e Economia Solidária, integrante do Plano Brasil Sem Miséria.

A equipe de apoio técnico terá a responsabilidade de identificar diferentes aptidões de comunidades rurais em Sergipe, realizando ações como a mobilização de parcerias, seleção de beneficiários e capacitação técnica de membros de comitês gestores municipais.

O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Said Schoucair, ressaltou a importância do Plano Brasil Sem Miséria para a região. “O nosso objetivo é levar as ações do governo federal até a população. E contamos com essa equipe de apoio para executar essas ações com celeridade e eficiência, oferecendo alternativas econômicas para as comunidades rurais em nossa área de atuação”, declarou Said Schoucair

Agricultura irrigada Foto: Codevasf
Agricultura irrigada
Foto: Codevasf

Além de apoiar a implantação de novas ações de inclusão produtiva, a equipe contratada vai acompanhar atividades em andamento, a exemplo da apicultura e da agricultura irrigada.

Nesses dois setores, a Codevasf já iniciou o trabalho de inclusão produtiva, com o fornecimento de kits familiares. Até o final do ano passado, 266 famílias de 11 cidades receberam kits com 10 colmeias e materiais para produção de mel e pólen em Sergipe, resultado de um investimento superior a R$ 1 milhão.

A meta é chegar a 300 famílias contempladas no Estado, somando 3 mil colmeias distribuídas, o que deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2015. A ação foi realizada com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI).

As ações na área de apicultura incluem também o fornecimento a associações comunitárias de equipamentos para o beneficiamento de mel e pólen, contribuindo para agregar valor à produção das famílias contempladas.

A Codevasf também adquiriu 150 kits de irrigação, destinados ao plantio de frutas e hortaliças com pouca água e tecnologia de baixo custo. Até o momento, já foram implantados 116 kits de irrigação em Sergipe. A implantação dos kits deve ser finalizada no primeiro semestre deste ano.

Fonte:

Codevasf