Engenharia do futuro em discussão no II COEMI-SE

O futuro da engenharia dentro do processo de transformação digital foi o assunto em destaque na abertura da programação do II Congresso Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial de Sergipe (COEMI-SE) realizada na noite desta quarta-feira no Centro Universitário Estácio de Sá. Dentro desse contexto, o diretor da Microsoft o engenheiro químico, Cláudio Makarovsky destacou o perfil do profissional da engenharia que o mercado espera e precisa.

Diretor da Microsft, Cláudio Makarovsky

Em sua apresentação, Makarovsky ressaltou que hoje o mercado possui uma demanda muito maior em relação ao número de profissionais que as universidades estão conseguindo formar. Ele também foi enfático ao frisar da necessidade de mudanças na grade curricular dos cursos de graduação de engenharia.

“A mudança é proposta pelos empresários que demandam essa mão de obra e consiste em um conjunto de novas regras, as quais preveem a criação de disciplinas ligadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de competências, e não apenas ao domínio de conteúdos. Também incentivam a adoção de metodologias de ensino voltadas à inovação”, afirma o diretor da Microsoft. Ele ressalta que as foram elaboradas pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), fórum vinculado à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e que deverão implementadas até o final do ano que vem nos cursos de engenharia. “O foco é engajar os estudantes, logo nos primeiros anos de curso, em atividades práticas para a solução de problemas concretos”, complementa o palestrante.

Presidente da Abemec-SE, Enéas Vasconcellos

O presidente da Abemec-SE, Enéas Vasconcellos disse que o novo perfil do profissional da engenharia é uma realidade. “Desafiador e dinâmico definem o momento atual do mercado para a engenharia. A busca de novos conhecimentos e técnicas é fundamental e a Abemec tem atuado para capacitar os profissionais da área. O COEMI é um exemplo disso. Trata-se de um Congresso que já faz parte do calendário de eventos do nosso Estado, sendo realizado como apoio do Confea, do Crea-SE, Mútua e vários parceiros”, destaca Enéas.

A solenidade de abertura contou com a participação de várias entidades de classe, a exemplo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe representado por sua vice-presidente, a engenheira química Helenice Garcia. A programação prossegue até o próximo sábado com a realização de palestras, minicursos, visitas técnicas e apresentação de trabalhos científicos.