Encontro Regional ABECE: debate sobre engenharia estrutural reúne mais de 400 participantes

DSCN1596DSCN1586Com a presença de mais de 400 participantes entre profissionais e acadêmicos, a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) – regional Aracaju- promoveu durante dois dias um amplo debate sobre técnicas na área da engenharia estrutural; projetos e execuções de obras. Outro ponto destacado foram as recentes modificações da Norma Brasileira (NB-1). O evento que teve o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) teve por objetivo oportunizar a comunidade técnica de Sergipe um espaço para debater e opinar sobre temas importantes ligados à engenharia estrutural e à toda cadeia produtiva.

DSCN1600O Encontro Regional ABECE foi aberto na sexta-feira ( 20/5) pelo diretor de Benefícios da Mútua, Jorge Roberto Silveira que fez uma explanação sobre as atividades e os benefícios da Mútua-Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas-.”O principal objetivo da Mútua é oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais. Todos os profissionais com registro nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Creas) , além de empregados dos Creas podem se associar a Mútua”, enfatizou Silveira.

DSCN1559Já o presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende destacou o grande número de presentes ao evento. “ Estamos com o auditório lotado, o que demonstra o interesse dos participantes em se envolver e participar diretamente das discussões e debates propostos pelo Encontro Regional. São profissionais e acadêmicos da capital; do interior e também do município baiano de Paripiranga. É muito importante essa participação na busca de novos conhecimentos e na troca de experiência profissional”, disse o Presidente do Crea-SE.

Na ocasião, Arício Resende convidou a todos para participar do 7º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) que vai ocorrer nos dias 21 e 22 de junho na sede da AEASE e que nesta edição traz como tema “O Sistema Confea/Crea e Mútua em Defesa da Engenharia e Agronomia Brasileira”. Nesta etapa estadual serão definidas as propostas que seguem para discussão  e votação no Congresso Nacional de Profissionais (CNP) que acontece em paralelo à 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Foz do Iguaçu (PR), de 29 de agosto a 3 de setembro próximos”, explica o presidente do Conselho.

DSCN1592“A engenharia estrutural é fundamental para a segurança de pessoas e das obras do setor da construção civil e pesada, seja em pequenos ou grandes empreendimentos. Além disso, é preciso se manter atualizado em relação a avanços tecnológicos, metodologias construtivas e a evolução e atualizações de normas técnicas. É muito importante também ter conhecimento de execução de obra e gerenciamento de projetos e, principalmente, saber ouvir as opiniões dos demais integrantes da cadeia construtiva.” com essas palavras o presidente da ABECE, o engenheiro civil Josafá Oliveira Filho resumiu a proposta do Encontro Regional ABECE e o porquê da sua realização.

Em seu discurso, Josafá agradeceu a presença de todos e não escondeu o orgulho de ver o auditório lotado. “ É muito bom o que estamos vendo aqui porque demonstra o interesse e a preocupação de profissionais e acadêmicos na busca de novos conhecimentos”, disse ele ao destacar a participação decisiva do Crea na

engenheiro estrutural, Hilderadi Melo
engenheiro estrutural, Hilderadi Melo

realização do evento. “ O apoio do Crea-SE foi fundamental para a realização e o sucesso do Encontro”, reforça ele.

No primeiro da programação, o ciclo de palestras foi aberto pelo mestre em engenharia de estruturas, Hilderadi Melo que falou sobre “Protensão não aderente com o uso de mono cordoalhas engraxadas”, técnica de construção de grande importância na atualidade, tanto pela sua competitividade econômica, como pelas possibilidades técnicas que ela proporciona nas estruturas das lajes dos edifícios comerciais e residenciais.

doutor em engenharia de estruturas, Marcos Antônio Souza
doutor em engenharia de estruturas, Marcos Antônio Souza

Em seguida foi a vez do doutor em engenharia de estruturas, Marcos Antônio Souza Simplício ministrar a palestra intitulada “Comentários sobre recentes modificações da NB-1”, destacando suas principais alterações e os impactos nos projetos

especialista em engenharia de estruturas, Gilson de Correia
especialista em engenharia de estruturas, Gilson de Correia

estruturais.

O segundo dia de palestras foi aberto pelo especialista em engenharia de estruturas, Gilson Correia que conduziu o tema “ Comentários sobre o projeto de execução da ponte estaiada Aracaju- Barra dos Coqueiros”, uma obra arrojada em inaugurada em 24 de setembro de 2006.

doutor em engenharia de materiais, Carlos Henrique de Carvalho
doutor em engenharia de materiais, Carlos Henrique de Carvalho

“O Sistema dinâmico de amortecimento de vibrações na ponte Rio- Niteroi” foi o tema da palestra ministrada pelo

doutor em engenharia de estruturas, Emerson Figueiredo
doutor em engenharia de estruturas, Emerson Figueiredo

doutor em engenharia de estruturas, Emerson Figueiredo dos Santos. Já o doutor em engenharia de materiais, Carlos Henrique de Carvalho destacou as “Novidades sobre os efeitos da corrosão nas estruturas de concreto”.

O evento foi encerrado com o sorteio de dois livros sobre “Orçamento de obras em foco – um novo olhar sobre a engenharia de custos”, que traça todas as técnicas e conhecimentos necessários para o entendimento da prática de apropriação do custo direto, desde o estudo preliminar até o projeto executivo. A publicação é de autoria do engenheiro civil Roberto Sales Cardoso.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.