Encerramento do Encontro de Lideranças retomou discussões sobre acidente em Santa Maria

Eng. civ. José Tadeu

O eng. civ. José Tadeu da Silva, presidente do Confea, ao encerrar o Encontro de Lideranças do Sistema Confea/Crea, na manhã da última sexta-feira (22/2), no auditório da Universidade dos Correios, reforçou o apoio às causas de cada coordenadoria, como o conflito da Engenharia Química com o Conselho Federal e Regionais de Química; e a manifestação da Engenharia Elétrica contra a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de permitir às concessionárias de distribuição de energia a venda de material e prestação de serviços em manutenção e projeto.

“As questões tratadas aqui terão andamento. Agora é trabalho, trabalho e trabalho. Espero contar com a compreensão de vocês. Agradeço o atendimento e, principalmente, a paciência de vocês”, encerrou Tadeu da Silva.

Acidente em Santa Maria

O incêndio na boate Kiss, na cidade sul-rio-grandense de Santa Maria, foi tema em diversas das reuniões que compuseram a programação do Encontro de Representantes, principalmente no Colégio de Presidentes e na Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho. Não foi diferente na solenidade de encerramento do evento.

“O caso de Santa Maria não passa só pela prevenção do incêndio, passa pela segurança também”, defendeu Tadeu da Silva, quando comentou que participaria de uma audiência pública sobre o assunto no próximo dia 27/2, além de participar de reunião com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em março sobre normas de prevenção de incêndio.

O presidente pretende também levar o debate à Casa Civil. “Precisamos aproveitar este momento em que a presidente Dilma está sensível ao caso e mostrar para ela a importância do projeto de laudo de vistoria nos edifícios”, disse Tadeu, referindo-se ao Projeto de Lei do Senado nº 491, que determina a realização periódica de inspeções em edificações e cria o Laudo de Inspeção Técnica de Edificação (Lite).

Luiz Alcides Capoani, presidente do Crea-RS, além de fazer apresentações durante a semana sobre o relatório técnico do acidente apresentado pelo Crea, também se manifestou na solenidade de encerramento. “Nós trouxemos ao Brasil um parecer técnico para transformar a dor em luta permanente por uma legislação mais rigorosa. No Rio Grande do Sul não há sequer exigência de um profissional para fazer projeto de prevenção de incêndio”, lamentou.

Público - Encontro de Lideranças
Público presta homenagem às vítimas

O coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia, Juarez Morbini, que reside em Santa Maria, agradeceu as manifestações de solidariedade. “O drama que vivemos foi de proporções inimagináveis. Só a solidariedade tem trazido algum alento para nós”, afirmou.

O presidente do Crea-MS e novo coordenador do Colégio de Presidentes, Jary Castro, solicitou um minuto de silêncio em homenagem às vítimas e o presidente do Crea-DF, Flávio Correia, sugeriu que a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – que ocorrerá em setembro, em Gramado (RS) – seja dedicada a todos os jovens que perderam suas vidas no acidente.

Fonte: Comunicação do Confea.

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação