Empreendedorismo e empregabilidade na pauta da Mútua

O papel da Mútua na responsabilidade social do Sistema Confea/Crea foi um dos temas que pautaram o primeiro dia de programação da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que acontece até quinta-feira (6/10) no Centro de Convenções de Goiânia. A temática abriu espaço para discussões sobre projetos, ações, desafios e metas da Caixa de Assistência.

Entre os pontos abordados, a empregabilidade ganhou destaque na apresentação feita pelo diretor-presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida. “O mercado exige que profissionais se mantenham em constante evolução para que possam se destacar em um cenário que cobra alta desempenho e é altamente concorrido. Entrar no mercado de trabalho é também um desafio para os recém-formados”, ressaltou o presidente.

Diretor-presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida

De olho nesses desafios, Francisco Almeida foi enfático ao afirmar que a Mútua tem investido em cursos de capacitação para qualificar os profissionais e, como novidade, destacou projeto que prevê a implantação de um banco de empregos com foco na colocação e recolocação dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências.

O Programa Profissional Empreendedor, fruto de parceria entre Mútua e Sebrae, também foi assunto em pauta. “Nosso objetivo com essa ação é incentivar o empreendedorismo e melhorar a gestão de pequenos negócios ligados à Engenharia, à Agronomia e às Geociências. É um incentivo para os engenheiros que já montaram a empresa e os que ainda pretendem montar uma”, explica Francisco Almeida, que na ocasião reforçou a importância de uma ação conjunta com os Conselhos Regionais, no sentido de aproximar a Mútua dos profissionais e ampliar o número de beneficiários.

“O Sistema Confea/Crea e Mútua representa uma tríade que congrega, respectivamente, a normatização, a fiscalização e o braço social e cultural. Para tanto, precisamos chegar em um número maior de profissionais”, reforça Almeida ao pontuar que hoje somente cerca de 10% dos profissionais inscritos no Sistema são associados à Caixa de Assistência.

Presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha

O presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha, participou do debate e reforçou as palavras do presidente Almeida ao destacar que a Mútua ainda é pouco conhecida entre os profissionais. “A Caixa de Assistência tem um leque de benefícios, a exemplo do TecnoPrev, uma excelente oportunidade de investir na aposentadoria; plano de saúde e seguros. É fundamental que essas ações cheguem ao profissional. É preciso dar maior visibilidade à Mútua, e, sem dúvida, os Creas por estarem na ponta têm papel fundamental nesse processo”, afirma Ricardo.

Participantes do debate, a presidente do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter e a presidente do Crea-AC, eng. civ. Carmem Nardino, parabenizaram a gestão de Francisco Almeida pelo trabalho desenvolvido em benefício dos profissionais. “O Crea-RS se soma à Mútua e aqui reforça essa parceria para o fortalecimento e as ações da Caixa de Assistência”, disse a presidente Nanci. “O Crea-AC está sempre de portas abertas para a Mútua”, complementou a presidente Carmem.

Reportagem: Íris Valéria Azevedo (Crea-SE)
Edição: Beatriz Craveiro (Confea) Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 77ª Soea
Fotos: Leonardo Fernandes