Embrapa realiza “dia de campo” para apresentar soja como opção em Sergipe

 

articleApresentar a soja, cultura economicamente importante e consolidada no Sul e no Cerrado brasileiro, como uma alternativa interessante para a diversificação agrícola no Nordeste, especificamente no Agreste e na região dos Tabuleiros Costeiros. Este é o objetivo do “dia de campo” que a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) promove no dia 10 de setembro no campo experimental de Frei Paulo, no Agreste Central Sergipano.

O encontro deve reunir mais de 200 participantes, entre produtores, técnicos e extensionistas, agentes públicos e pesquisadores de Sergipe, Alagoas e Bahia. A partir das 9 horas, pesquisadores da Embrapa, sob a coordenação do especialista em sistemas de produção vegetal, Sérgio Procópio, demonstram as tecnologias voltadas ao sistema de produção de soja.

A visitação e as apresentações técnicas serão divididas em cinco estações – apresentação de cultivares; importância da fixação biológica de nitrogênio e demonstração da inoculação de sementes; visualização da importância das épocas de plantio; estudo do arranjo espacial das plantas de soja e controle de plantas daninhas; e pragas detectadas na região.

O dia de campo contará a com a participação do chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Manoel Moacir Macedo, além de representantes dos órgãos estaduais e federais de desenvolvimento agropecuário, e de prefeituras e secretarias de agricultura de municípios dos três estados.

A Embrapa tem como parceiros na iniciativa a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e as secretarias estaduais de Agricultura de Sergipe e Alagoas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do telefone (79) 4009-1316 ou pelo e-mail tabuleiros-costeiros.eventos@embrapa.br.

O campo experimental Pedro Arle, mantido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros em Frei Paulo, também é conhecido como Fazenda Queimadas, e fica na estrada SE-255. Para chegar ao campo, deve-se seguir na BR-235 até Frei Paulo, passando por Areia Branca e Itabaiana. Passando da zona urbana de Frei Paulo, alguns quilômetros à frente na BR, deve-se virar à esquerda na SE-453, que leva a Pedra Mole. A entrada para a SE-255 e a Fazenda Queimadas fica à esquerda, poucos quilômetros após a saída da BR.

Alternativa

A diversificação de cultivos é um dos principais alicerces da sustentabilidade no meio agrícola. O monocultivo torna a região de produção vulnerável a riscos fitossanitários (doenças e pragas) e mercadológicos (preço das commodities). A soja é o principal produto da pauta de exportações agrícolas do país, sendo fonte proteica primordial para a produção de rações e importante matriz oleaginosa para a produção nacional de biodiesel.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros vem ao longo dos últimos anos realizando experimentos para avaliar o potencial agrícola da cultura da soja nas áreas dos Tabuleiros Costeiros e Agreste, com o objetivo de formatar um sistema de produção de soja para essas regiões. Resultados de pesquisa na localidade apontam níveis de produtividade acima da média brasileira, que na safra 2013/2014, segundo a CONAB, foi de 2.843 kg/ha, o que indica o real potencial produtivo dessa cultura na região.

Fonte: Embrapa 


Assessoria de Comunicação do Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.