Deputado estadual Inácio Loiola é homenageado pelo Crea-SE

Pres. do Crea-SE, Arício Resende e o dep. Inácio Liola

A cerimônia de abertura da Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea/Mútua realizada nesta quarta-feira (31/5) foi marcada por um momento especial: a homenagem do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe ao deputado estadual por Alagoas, Inácio Loiola Damasceno Freitas. A honraria ao parlamentar, que é natural do município alagoano de Piranhas, é um reconhecimento do Conselho pela importante atuação que desempenha no Legislativo estadual em defesa do fortalecimento da Engenharia e da Agronomia no Nordeste e em todo o País.

O deputado recebeu o ‘Troféu 40 anos Crea-SE’ das mãos do presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende que  destacou a estreita relação de Inácio Loiola Damasceno Freitas com o Estado de Sergipe. “Esta homenagem é um reconhecimento e também um agradecimento pelo compromisso do deputado com as questões da Engenharia e da Agronomia e, em especial pela atenção e laços de amizade que construiu em Sergipe

Sua relação de afinidade com Sergipe vem de muito tempo.  Em seu

Pres. do Crea-SE, Arício Resende; dep. Inácio Loiola e pres. do Crea-AL, Fernando Dacal

discurso, o deputado Inácio Loiola lembrou que com grande satisfação em 2002 recebeu o Título de Cidadão Sergipano. Já no ano de 2004 foi agraciado com o título de Cidadão de Itabaiana e que agora recebe significativa homenagem do Crea-SE num importante evento que reúne presidentes dos Creas de todo o País. “ Estou verdadeiramente comovido com a homenagem. Quando morei aqui em Aracaju estabeleci amizades que conservo até hoje, com grande orgulho. Eu saí de Sergipe, porém Sergipe não saiu de mim. Agradeço a todos e reforço aqui meu compromisso com a Engenharia e a Agronomia do Nordeste e do País”, afirmou o parlamentar.

Na ocasião, o engenheiro civil e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Fernando Dacal fez questão de destacar o trabalho desenvolvido pelo deputado em defesa da engenharia alagoana ao pontuar a instalação,  na Assembleia Legislativa de Alagoas, da Frente Parlamentar de Engenharia, antiga reivindicação dos profissionais do Sistema Confea/Crea, de autoria do parlamentar. “É um deputado presente nas questões da Engenharia e da Agronomia. Parabenizo o Crea-SE pela justa homenagem a Inácio Loiola”, disse Dacal.

Histórico

O deputado estadual Inácio Loiola Damasceno Freitas nasceu em 31 de julho de 1957, em Piranhas, filho de Rosalvo Machado Freitas e Cacilda Damasceno de Freitas. Embora tenha iniciado suas primeiras letras na sua cidade natal, foi no Colégio Estadual Atheneu Sergipense, no período de 1972 a 1975, que concluiu seu curso ginasial e colegial, tempo em que começou a admirar e amar o Estado de Sergipe. Voltou a seu Estado de Alagoas, onde concluiu os cursos superiores de Agronomia, Direito e História. Em razão de suas atividades profissionais e de sua sensibilidade humanista, enveredou pelos caminhos da política, tendo exercido vários cargos públicos, sendo hoje deputado estadual por Alagoas.