Delegação do Crea-SE participa ativamente das discussões e decisões no Encontro de Líderes

CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO

Com uma participação ativa e decisiva no 13º Encontro de Líderes, a delegação do Crea-SE contribuiu significativamente para o enriquecimento das discussões e o planejamento das atividades para o ano de 2024. O evento ocorreu em Brasília no período de 20 a 22 deste mês. Os coordenadores de Câmaras Especializadas e de Comissões do Crea-SE desempenharam um papel fundamental, agregando conhecimento e expertise às temáticas em debate.

A delegação participou de reuniões, ciclos de palestras e rodadas de discussões, por meio de seis painéis integrantes do Fórum de Políticas Públicas, nos quais representantes da Controladoria Geral da União, do Legislativo, do Executivo e do Judiciário, junto aos profissionais do Sistema, abordaram temas cruciais como Inovação, Infraestrutura, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Reforma Tributária, Jovens Lideranças e Agronomia.

Presidente do Crea-SE, Dilson Luiz

O presidente Dilson Luiz enfatizou que a participação ativa da instituição reflete o comprometimento com o desenvolvimento e aprimoramento contínuo das engenharias, agronomia e geociências no país. Ele destacou que 2024 é um ano de mudanças importantes no Sistema profissional, ressaltando o engajamento do Conselho no fortalecimento deste novo ciclo do Sistema. “Reafirmamos nosso compromisso em promover ações que contribuam para o avanço e a valorização das profissões técnicas, e defendemos a importância da união e da colaboração entre os profissionais para enfrentar os desafios e oportunidades que se apresentam”, avalia o presidente do Crea-SE.

A coordenadora do Programa CreaJr-SE, Eline Matos ao lado do coordenador da CEEQMST, Helder Daniel.

“Na reunião dos coordenadores nacionais foram abordadas diversas pautas visando à melhoria da nossa categoria. Entre elas, destacam-se a fiscalização e o aprimoramento da Tabela de Obras e Serviços (TOS). Estamos empenhados em promover o crescimento da área de segurança do trabalho, reconhecendo sua importância em todos os nichos de trabalho”, ressalta o conselheiro e coordenador da Câmara Especializada em Engenharia Química, Geologia, Minas e Segurança do Trabalho, engenheiro civil Helder Daniel de Souza.“Foi uma experiência enriquecedora participar do Encontro de Líderes representando o Programa CreaJr-SE. É fundamental que os futuros profissionais do Sistema estejam envolvidos em discussões tão relevantes para nossa área. As pautas abordadas foram de extrema importância não apenas para os profissionais já atuantes, mas também para engajar e preparar os futuros profissionais para os desafios do mercado”. É o que avalia a coordenadora do Programa CreaqJR-SE, engenheira eletricista Eline Matos.

“Foi uma honra participar do Encontro de Líderes representando o Crea-SE. O Confea desempenha um papel fundamental ao promover esse evento, buscando a participação uniforme e engajada de todos os Creas. Este encontro é o momento crucial para definirmos o planejamento e as diretrizes que nortearão nossas ações ao longo de 2024. A importância desse evento não pode ser subestimada, pois é nele que traçamos o rumo da nossa atuação, buscando sempre o fortalecimento e a excelência do Sistema Confea/Crea”. É o que avalia o vice-presidente do Crea-SE, Carlos Antônio de Magalhães.

Vice-presidente do Crea-SE, Carlos Antônio de Magalhães
Coord. Câmara Especializada em Agronomia, Carlos Alberto Torres

“Este evento é de suma importância para a área agronômica, pois nos permite discutir temas cruciais que impactam diretamente nosso trabalho e a sociedade. Neste encontro, pautamos importantes temas como o crédito rural e a questão da pulverização aérea de agrotóxicos, que são fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento da agronomia no país. É através dessas discussões que buscamos encontrar soluções e diretrizes que possam contribuir para um setor agrícola mais sustentável, eficiente e seguro”. É o que afirma o coordenador da Câmara Especializada em Engenharia Agrônoma, Carlos Alberto Torres.

Para a conselheira e engenheira química Helenice Garcia, o Encontro de Líderes versou sobre importantes temas, com destaque para a atuação do engenheiro químico em áreas de sobreposição com outras profissões e questões relacionadas à possibilidade de registro em Conselhos não vinculados ao Crea. “Embora o registro no Crea seja obrigatório para todos os engenheiros, outros Conselhos oferecem a possibilidade de registro devido a atividades semelhantes a outras profissões. É essencial pontuar de forma precisa e específica para encontrarmos alternativas que garantam o registro confortável do engenheiro em seu Conselho”, defende Helenice.

O conselheiro e coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP), engenheiro eletricista Almir Querino Melo, considerou produtiva a reunião. “Discutimos intensamente a implementação do Manual de Procedimentos e a questão do Ensino à Distância (EAD). Com a implantação de um procedimento comum, esperamos alcançar uma uniformidade de pensamento entre todas as comissões dos Creas do Brasil. A ideia é distribuir esses procedimentos entre todas as Câmaras do nosso Crea, para que nossas análises sejam feitas de forma unânime. Isso reduzirá significativamente o peso da discrepância de decisões, trazendo mais eficiência e consistência às nossas avaliações”, ressalta Almir.

“Definimos a agenda anual, na qual todos os estados devem realizar um trabalho próximo e semelhante, seguindo uma agenda básica obrigatória. Foi uma experiência especial participar desse processo. Essas diretrizes são fundamentais para manter o Crea-SE alinhado com os demais estados, visando alcançar resultados semelhantes. É essencial que as mulheres ocupem verdadeiramente posições de liderança, sejam reconhecidas e possam demonstrar todo o seu potencial”, destaca a conselheira e coordenadora-adjunta do Programa Mulher do Crea-SE, engenheira agrônoma Camila Xavier.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.