Definida programação da 74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia

Palestras magnas do engenheiro agrônomo Alfredo Kingo Oyama Homma (“Agricultura na Amazônia: Conflitos e Oportunidades”) e  do engenheiro de minas Lúcio Flavo Gallon Cavalli (“Mineração no Brasil”) marcarão a abertura da programação da 74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), dia 9 de agosto, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém-PA. O primeiro é pesquisador da Embrapa e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa, especialista em extrativismo vegetal na região, homenageado com a Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea em 2015. O segundo é diretor de planejamento da Vale e conselheiro do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). O evento será aberto no dia anterior e prosseguirá até 11 de agosto. A programação da Soea está disponível aqui.

Temas como “Tecnologia de Irrigação no Brasil”, “Marco Regulatório da Mineração”, “Revitalização das nascentes em áreas urbanas”, “Equidade de Gênero”, “Inovação, Ciência e Tecnologia”, “Empreendedorismo”, “Energias Alternativas” e “Cadastro de Imóveis Rurais” fazem parte da rotina de palestras e mesas-redondas que tomarão os espaços do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, nos turnos da manhã e da tarde. O evento deverá reunir cerca de três mil participantes de todo o país.

“Ocorrendo no Portal da Amazônia, a programação aborda uma amplitude de todas as áreas do Sistema Confea/Crea, com uma preocupação muito evidente com o meio ambiente, em torno da expectativa para a realização do Fórum Mundial da Água, no ano que vem. Na condução da ConSoea, o presidente José Tadeu procurou formatar ações envolvendo todas as áreas da Engenharia, tanto é que existem até mesmo grupos de profissionais ainda em formação entre especialistas de alto gabarito que darão palestras magnas, como a do professor Augusto José Pereira Filho sobre o aquecimento global e a importância do desenvolvimento sustentável, em torno da Dinâmica do Ciclo da Água nas Bacias Hidrográficas Brasileiras”, considera o conselheiro federal Alessandro Machado, integrante da Comissão Organizadora da Soea. 

Ele destaca que essa 74ª Soea aborda também a integração do Sistema, com o lançamento do sistema Crea Nacional, que vai integrar a ART em todos os Creas do Brasil, “padronizando e auxiliando a fiscalização remota dos Creas em todo o país. O Sistema está cada vez mais voltado aos profissionais,  fortalecendo as ARTs e as entidades nacionais por meio de chamamentos públicos para termos de fomento entre outras iniciativas”, define.

Integrante também da comissão temática Inserção Internacional, o conselheiro ressalta ainda os acordos de reciprocidade profissional, estabelecidos nos últimos anos a partir de um termo assinado entre o Confea e a Ordem dos Engenheiros de Portugal. “Hoje, existem 700 brasileiros trabalhando na Europa, por conta deste acordo com Portugal. Durante a Soea, discutiremos a possibilidade de acordos com outros países e ainda a abertura de canais para a certificação de entidades de ensino”, acrescenta.

Equipe de Comunicação do Confea

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.