Debates marcam primeiro dia da reunião de engenheiros de segurança do trabalho

DSCN2035O primeiro dia de atividades da 3ª reunião ordinária da Coordenadoria Nacional dasDSCN1951 Câmaras de Engenharia de Segurança do Trabalho do Sistema Confea/Crea  foi marcado por um amplo debate com foco nos desafios e conquistas da categoria.   O evento, que acontece na capital sergipana, reúne representantes de 24 Creas do País. A abertura do encontro teve a participação da  vice-presidente do Conselho Federal, engenheira eletricista. Ana Constantina Sarmento que ouviu atentamente as demandas expostas e pontuou as ações do Sistema Confea/Crea voltadas para o fortalecimento e valorização dos profissionais da área .

DSCN1824De acordo com Constantina esse tipo de fórum foi criado pelo Confea pra oportunizar as DSCN1831discussões. “Os debates começam em cada regional e em cada Estado e ganham amplitude maior, visto que a engenharia tem necessidade de uniformização pelo País assegurando, claro, as características regionais de cada um. Por isso, o Confea promove encontros dos coordenadores de câmaras especializadas de engenharia que trazem para debates pautas próprias elaboradas com base na necessidade de cada modalidade“, explica Constantina.

vice-presidente do Conselho Federal, eng. eletric. Ana Constantina Sarmento

A vice-presidente do Confea ressaltou que mesmo não se tratando de uma modalidade na área da engenharia, mas sim de uma especialização, a Segurança do Trabalho ganhou status de câmara regional. “O fato dessa câmara existi e estar no mesmo patamar de todas as modalidades da engenharia já se configura em um grande avanço. Portanto, é preciso reconhecer e valorizar e fazer dessa mudança um caminho de crescimento”, reforça.

Em seus discurso, o coordenador da reunião, engenheiro Nelson Burille, do Crea-RS defendeu mais união dos profissionais como

engenheiro Nelson Burille, do Crea-RS

forma de fortalecer a categoria. “Participam deste encontro representantes de 24 Estados. É a primeira reunião deste ano que mobilizou DSCN2033tantos participantes. Isso é animador”, disse ele ao ressaltar que durante três dias estarão em debate temas importantes a exemplo do nivelamento e ações para as condições de renovação do terço. “Queremos aumentar o número de conselheiros e criar mais câmaras. É preciso ter posição firme sobre esta questão”, alerta Burille.

A pauta também traz a uniformização do Manual de Fiscalização de Segurança do Trabalho com treinamento dos fiscais. Os avanços e desafios na prevenção e proteção contra incêndio e pânico também estará em discussão.  Outro tema importante durante esses três dias de reunião se refere à definição das atribuições e atividades para preenchimento ART dos técnicos de segurança do trabalho.

Para o presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende todos ganham com reuniões como esta. “Os profissionais são beneficiados porque têm a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências e, principalmente dar eco junto ao Confea às  questões da categoria. Por sua vez o Confea também ganha porque é munido  de informações que retratam a realidade diária de cada modalidade da engenharia, um conteúdo que assegura  um embasamento para tomadas de decisões acertadas e justas”, afirma Arício.