Debate e troca de experiência marcam I Encontro de Servidores e Conselheiros do Crea-SE

DSCN0158Durante dois dias o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE)  reuniu 1510859_1632361323653914_4446985531714533098_nservidores, conselheiros e profissionais de diversas áreas de engenharia para a troca de experiências, identificação de problemas e soluções  e, principalmente para discutir e trazer para pauta de debates e palestras temas variados de interesse de toda a classe.  O evento que aconteceu na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE) também foi um momento de interação entre os servidores.

O I Encontro de Servidores e Conselheiros resultou em um amplo debate, onde os participantes colocaram seus questionamentos sobre diversos temas. Também foi um espaço para troca de informações profissionais. Foi bastante produtivo e positivo. É o que afirma o presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende que abriu a programação  com uma explanação sobre a nova fase do Conselho com a reestruturação e readequação organizacional e funcional.

Karlos Edwardo Góis-Gerente de TI

_DSC0221O primeiro dia de debates trouxe uma novidade que vai facilitar o trabalho dos conselheiros na análise e julgamento de processos: a implantação do Módulo Conselheiro- SITAC que vai permitir a interação do Conselheiro com diversas informações no banco de dados do Sistema corporativo sem a necessidade de deslocar-se até sede do Crea “ É uma  ferramenta que estará disponível até o fim deste mês”, afirma Karlos Edwardo Xavier Góis, gerente de Tecnologia do/Crea-SE.

_DSC0193Já a engenheira agrônoma, Marina Franca Lélis trouxe à tona a questão das atribuições profissionais da engenharia e da agronomia. O debate teve por objetivo traçar estratégias de atuação que permitam definir quais as atividades pertinentes a cada profissão e cada conselho. Outro assunto que motivou muitos questionamentos foi sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que traz informações úteis para o profissional, para a sociedade, para o contratante e, ainda, auxilia a verificação do efetivo exercício profissional e da execução das atividades técnicas.

“Para o profissional, o registro é importante porque garante os direitos autorais; comprova a existência de um contrato, principalmente em caso de contratação verbal”, explica a engenheira, Paula Cardoso que ministrou o tema.  O Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua – Prodesu- também foi um dos temas do I Encontro de Servidores e Conselheiros.

O tema foi abordado pelo administrador Antônio Vinícius da Silva Caldas que em sua explanação destacou a importância do Programa, suas unnamedvantagens e benefícios.  Já a palestrante Liliana Pereira, gerente de Fiscalização falou sobre a fiscalização de obras e serviços da engenharia e agronomia. Encerrando a primeira etapa do Encontro, o professor da Universidade Federal de Sergipe, engenheiro civil, Carlos Henrique Carvalho fez uma explanação sobre a qualidade e aspectos do ensino de engenharia civil em Sergipe e os riscos na segurança e durabilidade prediais.

_DSC0177A situação financeira, os principais benefícios e vantagens, cenários futuros e o projeto de parceria com entidades de classe para ampliar o número de sócios contribuintes da Mutua-SE. Este foi o foco da palestra do diretor geral da Mútua em Sergipe, o engenheiro agrônomo, João Bosco de Andrade que fez uma apresentação do braço social e assistencial do Sistema Confea/Crea. “A Mútua tem vários benefícios, mas muitos associados ainda desconhecem por isso um dos nossos desafios é intensificar a atuação da Mútua em nosso Estado”, disse João Bosco.

A proposta da construção de uma agenda político-administrativa também foi apresentada durante o I _DSC0180Encontro de Servidores e Conselheiros. “O objetivo da agenda é congregar todos os projetos necessários para o bom desempenho de uma gestão. Mas, claro que não depende somente do Crea, mas também dos governos estadual e municipal, além de diferentes atores da sociedade, pois trata-se de uma construção coletiva e todos os problemas e soluções devem estar contidos nesta agenda”, explica o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o engenheiro agrônomo João Sebastião de Paula Araújo.

_DSC0272O Encontro foi encerrado com a palestra do engenheiro agrônomo, Kleber Souza Santos, coordenador nacional das Câmaras de Agronomia que falou sobre o papel do conselheiro no Sistema Confea/Crea. “O maior desafio do conselheiro é se situar no Sistema. É preciso conhecer a nossa importância em termos de encaminhamento de proposições, enquanto juiz de julgamento de diversos processos, enquanto representante dos profissionais, por que o conselheiro é o legítimo representante dos profissionais o Crea”, avalia Kleber.