IVº Encontro Estadual do Crea Jr–SE

Visando aproximar os colaboradores de todo o estado, melhorar a sua formação, aumentar o número de associados e promover a propulsão do sistema CONFEA/CREA/MÚTUA foi realizado o IVº Encontro Estadual do Crea Jr–SE (ENESC). Aconteceu nos dias 08, 09 e 10 de setembro de 2022 e trouxe o tema “Na Inovação as Matérias Primas são as Pessoas”.  O evento promoveu a expansão de conhecimentos técnicos e científicos com um foco inovador, sobretudo, respaldando nos interesses do sistema CONFEA/CREA através da disseminação dos seus ideais e propostas.

Em seu primeiro dia, o ENESC contou com uma abertura musical feita pelo grupo Batalá Sergipe (movimento de samba reggae). Após a apresentação, iniciou-se a mesa de abertura com a presença da vice-presidente do CREA Sergipe, Helenice Garcia, como também o reitor e pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Universidade Tiradentes (UNIT), Jouberto Uchôa de Mendonça e Diego Menezes respectivamente. Por fim, houve a palestra “Na Inovação a Matéria-Prima são as Pessoas”, ministrada por André Gabillaud.
No início do segundo dia do evento foi realizada uma visita técnica as instalações da empresa AMBEV. Logo a tarde, foram ministrados minicursos de impressão 3D, ferramentas organizacionais, STARTUPS e ART. Em seguida foi iniciada a mesa redonda sobre empreendedorismo e inteligência artificial. Durante a tarde e a noite também aconteceram a palestra sobre habilidade humanas, a mesa-redonda CREA Junior como catalisador da inovação e a palestra sobre inovação na engenharia.

No terceiro e último dia do Encontro Estadual do CREA Jr-SE contou com a apresentação e premiação dos cases de sucesso apresentados pelos participantes que se inscreveram nessa modalidade que consistia em apresentar um projeto de pesquisa que foi avaliada durante o evento, sendo o vencedor do case Artur Oliveira. Além disso, o ENESC contou também com as palestras “metodologias ágeis em projeto de engenharia”, “Industrialização da construção civil” e “Engenharia de segurança no trabalho”, como também a mesa de encerramento.
O ENESC contou com palestras de profissionais renomados das engenharias, a presença de autoridades do sistema, visitas técnicas e premiações. A cerimônia aconteceu na unidade da Farolândia da Universidade Tirantes (UNIT).