CreaJr-SE abre espaço para debate e reflexão sobre a Indústria 4.0 e o mercado de trabalho

Dezembro foi um mês para compartilhar conhecimentos, informações, fazer novos contatos e mergulhar nas mais recentes novidades que regem o mercado de trabalho. Todas essas oportunidades foram disponibilizadas no III Encontro Estadual do CreaJr-SE que reuniu mais de 200 estudantes da Engenharia, da Agronomia e da área tecnológica, além de profissionais e uma equipe de 10 palestrantes.

Realizado com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE),  o evento teve o objetivo de  propiciar aos alunos uma visão mais ampla e aprofundada dos assuntos atuais que são de fundamental importância para os futuros profissionais. Dentro desse contexto, o Encontro trouxe como principal tema ‘Profissionais 4.0 impactando o agora’ numa referência ao conceito da indústria 4.0 e seu reflexo no mercado de trabalho do engenheiro nas mais diversas modalidades foi o tema central do Encontro.

                                                  CONFIRA FOTOS NO FACEBOOK DO CREA-SE

O tema foi ministrado pelo especialista e professor, Marcos Pacheco que detalhou como os processos de produção tendem a ser tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. “Devido à sua tamanha complexidade, a Indústria 4.0 tem sido considerada como a Quarta Revolução Industrial, significando um novo período no contexto das fábricas inteligentes, resultando em impactos em diversos setores. Estamos diante de um novo cenário de mercado, o qual exige um novo profissional bem mais habilitado, moderno e que saiba desenvolver habilidades interpessoais”, afirma o palestrante.

Pres. do Crea-SE. Arício Resende

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe, engenheiro agrônomo, Arício Resende Silva reforça que o atual cenário exige novas demandas de formação profissional e que o Conselho acompanha de perto essa nova realidade. “O setor industrial vem passando constantemente por mudanças significativas. O surgimento da era digital que tem como principais características a aplicação da internet para os mais diversos fins e a expansão da automatização de variados processos é o grande responsável por esse novo cenário. Esse contexto produtivo criado por esse novo formato industrial reflete diretamente no mercado de trabalho e os profissionais precisam se preparar para isso” avalia Arício Resende.

O III Encontro Estadual do CreaJr-SE também foi um momento de integração e interação entre todos os participantes. Temas como ‘Gestão do tempo, estresse e qualidade de vida’ movimentaram o público presente que participaram ativamente das dinâmicas de grupo conduzidas pela palestrante, a administradora e Coaching Integral Sistêmico, Juciara Peixoto. Outro momento de grande interação do público foi à palestra sobre ‘Desenvolvimento Humano e Pessoal’, ministrada pelo psicólogo e palestrante motivacional, Osvaldo Argollo.

Conhecer o Sistema Confea/Crea/Mutua, o qual o futuro profissional fará parte também foi um momento de destaque da programação. A assessora do Crea-SE, Elaine Santana e o diretor regional da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea), Ronald Donald fizeram uma explanação sobre como funciona o Sistema e qual o seu papel na sociedade.

Pres.CreaJr-Se, Yla Lopes

Para a presidente do CreaJr-SE, a estudante de Engenharia Elétrica, Yla Hannah Nayade o evento é uma importante oportunidade para estreitar e relação e o conhecimento dos estudantes com o Conselho.“ É uma forma colaborar a formação profissional, conscientizando o estudante quanto ao papel do profissional junto à sociedade, incentivando o exercício ético e responsável da profissão, facilitando a aproximação com a dinâmica do exercício profissional e contribuindo para que, ao se formar, o estudante tenha conhecimento sobre suas atribuições”, explica Yla.

Presentes

O III Encontro Estadual do CreaJr-SE realizado no dia 15 deste mês de dezembro no auditório do SergipeTec atraiu estudantes de vários Estados brasileiros. O evento também foi prestigiado pelo diretor de Benefícios da Mútua nacional, Jorge Roberto Silveira; pelos conselheiros federais, Zerisson de Oliveira Neto e João Bosco de Andrade. Também estiveram presentes, o coordenador Estadual Titular do CreaJr-GO, Igor Lima Chaves; o  presidente do CreaJr-BA e coordenador nacional adjunto, Yuri Oliveira Dias e  coordenador da Comissão do CreaJr-SE, o conselheiro, Victor Alejandro

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.