Crea-SE reúne profissionais e estudantes da Faculdade Pio Décimo para debater sobre formação profissional da Engenharia e da Agronomia

3ª palestra preparatória na Faculdade Pio Décimo

Com uma expressiva participação de profissionais e acadêmicos, o Crea-SE realizou na Faculdade Pio Décimo, a terceira palestra preparatória para o 8º Congresso Estadual de Profissionais da Engenharia e da Agronomia (CEP-SE). Diretrizes curriculares; educação à distância; ética; sombreamento das profissões; mercado de trabalho e o futuro da engenharia diante das transformações tecnológicas pontuaram as discussões que motivaram a interatividade dos participantes.

O coordenador da Comissão do 8º CEP-SE e, também, gestor dos cursos de Pós-Graduação em Engenharia e Meio Ambiente e professor do curso de Engenharia Civil da instituição de ensino, Daniel Brito abriu a programação destacando a importância do evento. “Este é um momento oportuno para refletir e contribuir com sugestões que venham fortalecer o Sistema Confea/Crea. A participação de todos

é fundamental. O que está em jogo é o futuro das nossas profissões”, alerta.

                                                                                          VEJA ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO

Em seguida, o presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo, Arício Resende Silva enfatizou a

Aricio Resende: Momento para discutir e definir estratégias

importância do 8º CEP-SE, que vai ocorrer nos dias 25 e 26 de julho. “O Congresso é um espaço para discutir e propor políticas, definir estratégias e programas voltados para os profissionais e melhorias do Sistema como um todo. A participação e compromisso de cada profissional neste contexto são fundamentais. Estamos abertos para que vocês participem das nossas discussões”, afirma Arício.

 Este ano o CEP traz como tema central “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional” e como eixos temáticos Inovações Tecnológicas; Recursos Naturais; Infraestrutura; Atuação Profissional e Atuação das Empresas de Engenharia.

Engenheira Civil, Elaine Santana

“Os rumos da formação profissional da Engenharia e da Agronomia” foi o eixo temático da palestra ministrada pela assessora técnica do Crea-SE, a engenheira civil, Elaine Santana. A palestrante fez uma abordagem dos novos desafios profissionais diante das constantes transformações tecnológicas ao destacar a indústria 4.0 que exige um novo perfil profissional.

Coord. do CEP-SE, Daniel Brito

Elaine Santana também falou sobre o Ensino à Distância. Para ela, o EAD é polêmico dentro da engenharia por ser um curso essencialmente prático. “A área da medicina e da OAB se posicionaram contrárias aos cursos à distância para as suas categorias. Já a Engenharia está com vários cursos à distância em andamento”, disse.

A palestrante também falou sobre o mecanismo de funcionamento do Sistema Confea/Crea, além de apresentar a legislação, instruindo sobre os direitos e deveres do profissional. Ressaltou a importância do registro profissional junto ao Crea e fez ema explanação sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica-ART- e o Código e Ética.

Mútua

Ronald Donald, diretor da Mútua-SE

No evento, o diretor geral da Mútua em Sergipe, Ronald Donald fez uma apresentação sobre a atuação da Caixa de Assistência aos Profissionais dos Creas e pontuou a gama de benefícios oferecida aos associados com destaque para o TecnoPrev. “O balanço dos últimos 12 meses demonstra que o TecnoPrev continua a ser um excelente investimento para seus participantes. Com o fechamento dos números de abril, e considerados os últimos doze meses, a rentabilidade acumulada é 11,5%”, relata Donald.

Ele  explica que o TecnoPrev é um plano fechado de previdência complementar, administrado pela BB Previdência, do Banco do Brasil. “Uma das vantagens é que o participante pode contribuir eventual ou periodicamente com valores adicionais, em aportes que não só elevam o saldo da conta, como possibilitam economias anuais com o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)”, reforça.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.