Crea-SE reforça fiscalização em hospitais do Estado de Sergipe

Ao todo, 46 unidades hospitalares foram inspecionadas pela equipe de fiscalização do Crea-SE.

A fiscalização do Crea-SE em hospitais públicos e privados avança por todo o estado. A ação tem por objetivo assegurar que as atividades que demandam serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências sejam desenvolvidas por profissionais habilitados e por empresas devidamente registradas no Conselho.

A primeira etapa do trabalho da fiscalização, ocorreu no período de 24 maio a 2 de junho,  com a visita a todas as 46 unidades hospitalares do estado. Neste primeiro momento, o Conselho solicitou, por ofício, a relação do quadro técnico de profissionais e dos serviços da área técnica realizados nos hospitais. “Após concluir a visita a todas as unidades estamos agora na fase de análise da documentação recebida, verificando as informações apresentadas. Após a conclusão dessa etapa, os fiscais vão retornar as unidades hospitalares para a confirmação in loco dos dados”, explica o coordenador de Fiscalização, Floro Alves de Araújo Júnior.

Coordenador de Fiscalização do Crea-SE, Floro Alves de Araújo Júnior.

O coordenador ressalta que em todo o processo de fiscalização, as equipes do Crea-SE verificam se as empresas prestadoras de serviço possuem registro no Conselho, se os profissionais responsáveis têm atribuições para tais serviços e se emitiram suas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs).

Os fiscais também inspecionam se há, nas unidades hospitalares, responsável técnico legalmente habilitado nos serviços de manutenção de sistemas de ar condicionado, geradores de energia, caldeiras, aparelhos eletromecânicos, de hemodiálises, ultrassonografia, nobreaks, grupo motor gerador, aquecimento de água, vasos de pressão, equipamentos de combate a incêndio, médico-hospitalares, dentre outros.

“A engenharia está presente em nosso dia a dia e em diversos setores, inclusive nos hospitais, onde a atuação do profissional habilitado é necessária. A fiscalização do Crea é  justamente para verificar essa presença como forma de assegurar  o bom funcionamento dessas unidades de saúde e a segurança dos pacientes e usuários”, reforça o presidente do Crea-SE, engenheiro civil, Jorge Roberto Silveira.