Crea-SE recebe autores do projeto para discutir obra de contenção da Beira Mar


Convidados: Demóstenes Cavalcanti e Armando Brito

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) recebeu na sessão plenária de segunda-feira, 13, os engenheiros civis responsáveis pelo projeto de contenção do Rio Sergipe que atinge a Avenida Beira Mar, em Aracaju (SE). Os convidados Demóstenes Cavalcanti Júnior e Armando Bezerra de Brito apresentaram todo o processo de avaliação do histórico da região, os principais pontos para a construção do diagnóstico e as soluções adotadas para esta obra.

Acesse aqui a apresentação completa: Defesa Litorânea da Praia 13 de Julho.

O assunto dispensa a atenção do Crea-SE para informar adequadamente os seus conselheiros, diretamente pelos autores do projeto de defesa litorânea da Praia 13 de Julho, sobre os possíveis impactos que a obra pode causar. “Dar conhecimento a todos sobre o projeto desenvolvido é o nosso papel. E os demais órgãos envolvidos, como EMURB, ADEMA e Secretaria de Meio Ambiente do Município, também estão convidados para apresentar seus pontos de vista”, explicou o eng. civil Jorge Roberto Silveira, presidente do Crea-SE. 

Demóstenes Cavalcanti apresenta projeto para os conselheiros

A apresentação teve como foco os aspectos técnicos para despolitizar a questão. Na ocasião, os conselheiros regionais puderam compreender melhor o diagnóstico que possibilitou o desenho do projeto e as motivações dos profissionais para a preservação do meio ambiente.

“Será realizada uma obra de baixo impacto, de acordo com os protocolos ambientais estabelecidos. (…) É um projeto, simples, leve, que foi pensado para evitar ao máximo os impactos, considerando os fluxos de marés”, informou Demóstenes Cavalcanti.

Para Jorge Silveira, este é o ponto mais importante: mitigar os riscos para evitar problemas futuros para a região. “Sem dúvida, pode ser realizado um projeto adequado ao meio ambiente, com o devido estudo de impacto ambiental”, e lembrou “estes são os melhores profissionais técnicos para executar o projeto”.

O eng. civil Emerson de Carvalho, responsável pelo Laudo Técnico sobre as condições do muro de contenção do cais da Avenida Beira Mar, também convidado, não pôde comparecer por motivo de compromisso profissional.

Confira as fotos da apresentação:

     

 

_______________________________________

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação

Telma Luiza Lima – Criação e Design

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012


E você? Acha que a obra de contenção da Avenida Beira Mar é a solução? O que pode ser feito para minimizar os riscos? 
 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.