Crea-SE realizará debate sobre Plano Diretor da Bacia do Rio São Francisco

O futuro do ‘Velho Chico’ e o múltiplo uso de suas águas são assuntos em destaque.

Nesta segunda-feira(20), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco promove apresentação e debate sobre o Plano Diretor dos Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco. Diagnósticos, cenários futuros, usos múltiplos, conflitos e sustentabilidade na Bacia são alguns dos assuntos em pauta. O evento será realizado a partir das 14horas na sede do Conselho com a participação de conselheiros, pesquisadores, professores, representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, e profissionais do Sistema Confea/Crea/Mútua.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Presidente do Crea-SE, Jorge Silveira

O atual quadro da Bacia Hidrográfica do Velho Chico, no que se refere às demandas, quantidade, qualidade e gerenciamento de recursos hídricos são alguns dos assuntos que estarão em pauta. O Plano Diretor (2016-2025) traz um diagnóstico amplo da situação da Bacia e pontua entre os principais desafios da gestão, a redução das vazões, o desmatamento dos biomas, a exploração desordenada das águas subterrâneas, além do assoreamento do rio e de seus afluentes.

Engenheiro Agrônomo, Pedro Araújo Lessa

“Percebemos a necessidade e a importância de trazer para conhecimento da sociedade e para discussão junto aos diversos segmentos, os principais problemas e desafios que envolvem o Velho Chico, os quais estão detalhados no Plano Diretor, um amplo documento elaborado pelo Comitê da Bacia”, ressalta o presidente do Crea-SE, engenheiro civil, Jorge Roberto Silveira.

Em setembro deste ano, o Conselho foi eleito membro titular da BHRSF, sendo representado pelo engenheiro agrônomo, Pedro de Araújo Lessa. “O Rio São Francisco possui grande importância social, econômica e cultural para o Brasil, abastecendo boa parte do Nordeste. Hoje uma das principais pautas é o uso múltiplo de suas águas que abrange abastecimento público, agricultura, indústria, geração de energia, navegação, pesca e aquicultura, turismo e recreação, dentre outros”, afirma Lessa.

Presidente do Comitê do São Francisco, José Maciel Nunes .

O presidente do CBHSF, José Maciel Nunes de Oliveira reforça que o Plano é o principal instrumento de planejamento dos recursos hídricos na Bacia. “No Plano estão definidas as melhores formas de utilização para que as águas continuem sempre limpas e próprias para uso. O evento, promovido pelo Crea-SE representa mais uma oportunidade de divulgar o nosso trabalho e de buscar parcerias na luta pela recuperação do nosso Velho Chico”, disse José Maciel.

Texto: Iris Valéria de Azevedo (Ascom-Crea-SE)