Nota sobre acidente com trio elétrico em Socorro

O Crea-SE lamenta o acidente ocorrido em Nossa Senhora do Socorro, no domingo (10), e se solidariza com as famílias das vítimas.

Sobre o acidente, o Crea-SE informa que há, em seus registros, uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) referente ao trio elétrico envolvido, válida pelo período de 16/01/2013 a 16/07/2013.

O Crea-SE sugere que, a cada atividade, seja feita uma nova vistoria. Entretanto, “o profissional tem autonomia para atestar as condições de estruturas, equipamentos e veículos pelo período que considerar adequado. Por exemplo, os trios que vêm de Salvador para o Pré-Caju são vistoriados lá, mas com o desgaste da viagem e ocasionais acidentes, a recomendação é que seja realizada nova vistoria em Aracaju”, explica o presidente do Conselho, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira.

Para analisar o que ocorreu, a Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Crea-SE realizará nesta sexta-feira (15) uma reunião extraordinária com os conselheiros regionais. O objetivo é produzir uma nota técnica sobre normas e procedimentos para trios elétricos, que será apresentada ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Ministério Público, Detran/SE e Associação Sergipana de Blocos e Trios. Dessa maneira, todas as entidades poderão refletir e contribuir para melhorar a segurança do cidadão.

Sobre o Crea-SE

É importante esclarecer que o Crea-SE é responsável por regulamentar e fiscalizar o exercício profissional, de acordo com a lei 5.194/66. O Conselho não realiza vistorias nem emite laudos ou autorizações de funcionamento. Em suas visitas a empresas, onde há obras ou serviços, o fiscal solicita a apresentação da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), um documento que define os responsáveis técnicos pelo empreendimento de atividades nas áreas da Engenharia e da Agronomia contempladas pelo Sistema Confea/Crea.

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação